Um exemplo de orgulho para os estudantes das escolas públicas de Salvador que são amantes do esporte. Moradora do bairro de Plataforma, Rafaela Soares, de 11 anos, é a primeira estudante de escola pública a integrar a seleção baiana de ginástica rítmica e candidata ao posto de representar o Brasil na Olimpíada de 2016.
O secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Ribeiro Soares, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (21), a ginasta que atualmente é aluna na Escola Municipal Amélia Rodrigues
Durante a visita, o secretário parabenizou a atleta pelo seu esforço e dedicação, reforçando o incentivo à prática esportiva na Rede Pública Municipal de Ensino. “São meninas assim que estimulam outros estudantes a participarem das atividades do Programa de Educação Esportiva da Secult”, ressaltou o secretário.
No início do mês a estudante participou das Olimpíadas Escolares Nacionais, em Fortaleza. A atleta treina de duas a quatro horas, cinco dias por semana, e afirmou que sempre teve um sonho de participar das Olimpíadas.
“Foi super emocionante viajar para outro estado e estar entre as ginastas de todo país. Estou orgulhosa em ter acreditado no programa, pois sempre foi meu sonho ser uma ginasta reconhecida” disse Rafaela.
A mãe da aluna, Creusa Soares, afirmou ser gratificante a conquista da filha por ela ter vindo de uma família humilde e estudar em escola pública. “Sempre acreditei no sonho de minha filha e a vontade de iniciar na ginástica partiu dela. Mesmo com as dificuldades, sempre fiz questão de acompanhar ela de perto”, contou.
Em outubro Rafaela participa do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica em Campinas, São Paulo.