A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) realizará no dia 24 (terça-feira), às 14h30, no Teatro de Plataforma, uma homenagem para a estudante ginasta Rafaela Soares, aluna da Escola Municipal Amélia Rodrigues que vai participar das Olimpíadas Escolares 2010 – Etapa Nacional. A menina é a primeira estudante da Rede Pública da Bahia a representar o estado na modalidade Ginástica Rítmica (GR).
Rafaela teve seu primeiro contato com a GR na Escola Municipal Senhor do Bonfim, em Plataforma, através do Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte Lazer (Secult), que leva para as escolas municipais de Salvador diversas modalidades esportivas que possibilitam aos estudantes o aprendizado e prática dos esportes como o karatê, vôlei, futebol e capoeira.
Com a oportunidade, Rafaela descobriu o seu potencial para seguir a carreira de ginasta. Ela conta com o total apoio da Secult, que trabalha para o paerfeiçoamento da atleta e também investe na participação de Rafaela em competições no âmbito da Bahia e em outros estados, como o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica realizado em João Pessoa (PB), em 2009.
Mais uma vez Rafaela desponta entre as melhores ginastas baianas como uma grande promessa. Durante a seletiva para classificar as atletas da GR que irão representar a Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB), Rafaela brilhou em suas apresentações com os aparelhos arco e maças. A Seletiva aconteceu em julho, no Colégio Salesiano, em Nazaré, e Rafaela ficou classificada entre as quatro melhores atletas. O torneio será realizado em Fortaleza, no Ceará, no inicio de setembro.
Rafaela também estará compondo a delegação de alunos atletas que representarão todos os estudantes baianos nas Olimpíadas Escolares – 2010, cuja finalidade é aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino do território nacional, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil brasileira em torno do esporte.
“O objetivo principal do Programa de Educação Esportiva é a formação integral dos educandos, privilegiando a cidadania, o acesso a bens culturais e esportivos e a inclusão social, ficando em segundo plano a performance esportiva, o esporte de rendimento. Entretanto, muito nos envaidece quando uma criança ou adolescente atinge um nível técnico que o credencia a figurar entre os melhores da modalidade”, explica a coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secult, Ivone Portela.
“Um dia ainda vou representar o meu país em uma olimpíada ou em um pan-americano”, ressaltou Rafaela.