Gincana mobiliza alunos da rede municipal

28 de jul de 2005 - dev

Alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino, finalistas do Programa de Educação Ambiental da Superintendência de Meio Ambiente (SMA), participaram ontem (dia 27), no Teatro Solar Boa Vista, em Brotas, da III Gincana Ambiental das Escolas Municipais de Salvador. Como resultado da gincana, cada equipe representante de uma escola desenvolveu um projeto visando a implantação da Agenda 21 nas unidades estudantis. O programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

Primeira escola a apresentar o projeto, o Centro Educacional Carlo Novarese, que fica na Liberdade, fundamentou seu projeto na reciclagem de lixo. “Cada macaco no seu galho e cada lixo no seu local adequado”. Com essa abordagem, os alunos procuraram sensibilizar os colegas para a coleta seletiva do lixo, não somente no âmbito escolar, como também no familiar. Eles querem criar uma oficina de reciclagem de lixo na escola. Os resultados serão levados às comunidades das escolas.

Um dos apresentadores do projeto da escola, Luís Carlos de Souza Amorim, 12 anos, aluno da 7ª série, era dos mais mobilizados. “Estou achando ótimo a gente poder fazer intercâmbio com a Agenda 21. Aprendi como preservar o meio ambiente e também fiquei sabendo que o meio ambiente também engloba o ser humano, não só a natureza”, concluiu. Os projetos devem conter uma introdução com justificativa, objetivos, metas, etapas de desenvolvimento, avaliação e cronograma de execução.

Os estudantes tiveram ainda, como tarefa da gincana, de criar e apresentar, em forma de livreto, uma literatura de cordel sobre a preservação e manutenção da escola e uma paródia sobre um tema ambiental. A apresentação foi com instrumentos produzidos com material reaproveitado. Outra tarefa foi construir um objeto que tivesse uma utilidade doméstica, a partir de materiais reutilizados e criar pratos com receitas alternativas balanceadas em cor, textura e sabor, utilizando sobras ou partes de alimentos tais como: cascas de frutas e verduras, folhas, caroços e talos.

Os alunos da Escola Maria Constança, da Mata Escura, fizeram uma brilhante apresentação de cordel abordando como tema a preservação de sua própria escola. “Não pinte, não jogue bola e não escreva cola na parede de sua sala. Não entupa os vasos, não quebre as torneiras e os bebedouros, pois a água pode faltar. Não pise nos canteiros de flores, não quebre as cadeiras. Cuidando do meio ambiente todos vamos crescer”, pregavam.

O uso dos meios de comunicação também foi utilizado pelos alunos que fizeram uma apresentação simulada de um telejornal. Eles também fizeram uma performance utilizando elementos do teatro e da dança com modelos feitos com material reciclável. Foram premiadas a criatividade, a beleza e a originalidade dos trajes. O projeto continua numa próxima etapa, no mês de novembro, com um festival de música e uma conferência infanto-juvenil sobre meio ambiente.