GRE Cajazeiras realiza nesta quarta (26) Seminário sobre as Relações Étnico Raciais e o PPP

25 de jul de 2017 - Publicidade

A Gerência Regional de Educação – GRE Cajazeiras realiza nesta quarta-feira (26), das 8h30 às 17h, o Seminário Regional sobre as Relações Étnico Raciais e o PPP. Voltado aos gestores, coordenadores pedagógicos e membros do Núcleo de Políticas Étnico-Raciais (Nuper) Regional, o evento ocorrerá no Cmei São Damião, em Águas Claras.

Confira o texto do folder do Seminário:

“Com a publicação das Leis Nº 10.639/2003 e a Nº 11.645/2008 podemos considerar passos largos rumo à reparação humanitária dos povos indígenas e negros, abrindo caminhos para a nação brasileira adotar medidas para corrigir os danos materiais, físicos e psicológicos resultantes do racismo e de formas conexas de discriminação. Considerando o ambiente escolar como um espaço fundamental no combate ao racismo e à discriminação racial, a GRE Cajazeiras promove o Seminário sobre as questões Étnico-Raciais e as Políticas Educacionais, com intuito de avaliar o processo de implementação dos marcos legais específicos na rede de ensino e discutir princípios e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade a serem contempladas no PPP das escolas. “Silenciar-se diante do problema não apaga magicamente as diferenças, e ao contrário, permite que cada um construa, a seu modo, um entendimento muitas vezes estereotipado do outro que lhe é diferente. Esse entendimento acaba sendo pautado pelas vivências sociais de modo acrítico, conformando a divisão e a hierarquização raciais” (Eliane Cavalleiro, 2006).”