Heróis da Inconfidência Baiana são homenageados por estudantes

11 de ago de 2010 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) celebra a Conjuração Baiana, movimento mais conhecido como Revolta dos Búzios ou Revolta dos Alfaiates, nesta quinta-feira (12), às 9 horas, na Praça da Piedade. A grande festa terá a participação dos estudantes das escolas municipais Parque São Cristovão, Novo Marotinho, Eugenia Anna, além da fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães e Fazenda Coutos.

Junto com a fanfarra, o coral da escola Municipal do Parque São Cristovão cantará o Hino Nacional e músicas relacionadas à Conjuração, que exaltam a liberdade e igualdade. A Revolta, que recebeu influência da Revolução Francesa, teve início em 12 de agosto de 1798, quando um grupo de jovens se reuniu e espalhou manifestos pela cidade anunciando a independência nacional e a abertura dos portos, defendendo a liberdade e direitos iguais para todos, negros e brancos.

Quatro homens negros representavam a liderança da Revolta, são eles: Luis Gonzaga das Virgens, o autor dos manifestos, soldado do 2º Regimento Pago de Linha;Lucas Dantas de Amorim Torres, soldado de regimento da Artilharia; João de Deus do Nascimento, cabo de Esquadra do 2º Regimento de Milícia e alfaiate e Manuel Faustino dos Santos Lira, alfaiate e negro liberto. Em 08 novembro de 1799, esses quatro homens foram julgados e condenados com a sentença de morte na forca e esquartejamento, tendo seus corpos expostos em lugares públicos da cidade.

“Considero de extrema importância a participação dos nossos estudantes em um evento como este, uma vez que a Revolta de Búzios faz parte da história do povo brasileiro. Os alunos estão encantados e entusiasmados para participar das homenagens”, destacou o diretor da Escola Municipal Novo Marotinho, José Nivaldo Almeida.

Confira a programação:

– Abertura (9h)
– Introdução sobre a Revolta dos Búzios

– Hino Nacional Brasileiro / Coral dos alunos da Escola Municipal do Parque São Cristóvão

– Dança Afro / Estudantes da Escola Novo Marotinho

– Flores no busto dos 04 vultos históricos:
Manoel Faustino dos Santos Lima
João de Deus do Nascimento
Lucas Dantas
Luiz Gonzaga das Virgens

– Apresentação da peça sobre a revolta dos Mâles e apresentação de flauta / Escola Eugenia Anna

– Apresentação da fanfarra dos alunos da Escola Municipal Helena Magalhães