Horta é inaugurada na E.M Claudemira Santos Lima em Ilha de Maré

13 de set de 2021 - Jornalismo

A E.M Claudemira Santos Lima, localizada em Ilha de Maré (GRE Subúrbio II), inaugurou na quarta-feira (8) a horta orgânica da escola – uma parceria com a Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) e a BF Serviços Ambientais. O projeto surgiu com intuito de levar os alunos a refletirem sobre uma alimentação saudável, o cuidado com a terra e o cultivo. Participaram do encontro a comunidade escolar, os gerentes regionais Inácio Mattos e Gustavo Oliveira, representantes da Limpurb e da BF, entre outros.

“Já tínhamos um projeto há mais de dois anos com a BF Serviços Ambientais e a Limpurb, que cuida da limpeza e faz também coleta de resíduos orgânicos aqui nas ilhas. A partir disso, criamos o projeto da horta para trazer o conteúdo sobre alimentação saudável e cultivo da terra para as crianças. Além disso, trouxemos uma composteira para poder utilizar os resíduos para adubação da horta. Ficamos felizes em saber que em meio ao momento que estamos vivendo de pandemia, podemos sonhar e realizar” afirmou a gestora da escola, Telma de Jesus.

De acordo com o coordenador de Limpeza Urbana da BF Serviços Ambientais, Daniel Oliva, o projeto implantado nas escolas tem o objetivo de transformar a cultura local trazendo uma consciência ambiental de reciclagem, reutilização e redução de resíduos. “Iniciamos com as instalações de composteiras com minhocas californianas que transformam em adubo os resíduos orgânicos provenientes da alimentação das crianças. Esse produto também é conhecido como húmus de minhoca. A horta entra no projeto para fechar o ciclo sustentável, onde o adubo/húmus gerado na reciclagem é destinado à produção de hortaliças e plantas medicinais que serão usados pelas próprias crianças”, conta. Conforme Daniel, quinzenalmente a equipe de educação ambiental irá realizar uma visita para acompanhar todo o processo e levantamento das necessidades que surgirem. Também serão desenvolvidas oficinas com os educadores abordando as temáticas que englobam o propósito do projeto.

A estudante Samilly Costa Soares, 9, que está no 3º ano, contou o que aprendeu com o cultivo. “Eu plantei coentro e a professora explicou que precisamos regar todos os dias e deixar as plantinhas para tomar sol para elas não morrerem. Também aprendi que as minhoquinhas respiram pela pele e não podemos plantar casca de limão, laranja e cebola, porque são ácidas e podem queimar a pele das minhocas”, explicou.

Inácio Mattos, que passou mais de dois anos à frente da GRE Subúrbio II e Ilhas, participou da inauguração da horta e aproveitou para se despedir, uma vez que assumiu os trabalhos da GRE Cajazeiras. “A minha experiência nessa regional foi fantástica, um grande desafio que possibilitou um aprendizado diário. Frequentamos e acompanhamos as unidades escolares, buscando sempre a escuta e a melhoria do nosso ambiente escolar. Deixo aqui meu agradecimento a toda equipe pedagógica e administrativa da gerência regional da Educação, e toda minha equipe gestora” diz, destacando a presença na inauguração, do novo gerente da regional, Gustavo Oliveira.