A recomposição das aprendizagens dos estudantes foi tema de debate no I Encontro de Equipes Técnicas Municipais do Território Metropolitano de Salvador. O evento reuniu secretários da Educação e equipes técnicas de diversos municípios baianos, no Centro de Convenções de Praia do Forte, dia 22 de outubro.
Salvador, Candeias, Camaçari, Dias D’ávila, Pojuca, Mata de São João, Vera Cruz, Simões Filho, São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde foram as cidades representadas no encontro, com a finalidade de avaliar os impactos causados aos estudantes, pelo afastamento presencial das escolas em decorrência da pandemia da Covid-19.
Para o secretário municipal da Educação Marcelo Oliveira o encontro foi muito proveitoso, pois a equipe da Smed levou sua experiência para outros municípios. “No momento em que as aulas foram suspensas encontramos soluções criativas para enfrentar barreiras intransponíveis, aínda presentes em nossa cidade como a desigualdade econômica, impedindo que a totalidade de nossos alunos tenham acesso à Internet, afastando qualquer opção de ensino remoto. O Programa Nossa Rede na TV foi uma das ações que levou de forma democrática e mais ampla o aprendizado para nossas crianças”.
Além do titular da pasta da Smed, participaram também do evento a diretora pedagógica Cínthia Santos e representantes das equipes da Gerência de Currículo e da Gerência de Gestão Escolar que contribuíram significativamente com as reflexões e produções nos GTs de trabalho com temáticas sobre currículo; permanência qualificada na escola e estratégia de busca ativa; garantia de aprendizagem e alfabetização; formação de professores e demais profissionais da educação; financiamento da educação e planejamento orçamentário; avaliação das aprendizagens; etapas e modalidades educacionais e educação e tecnologias.
De acordo com Cínthia, esse primeiro encontro foi mais de troca de experiências, quais as estratégias utilizadas no contexto de afastamento causado pela pandemia. “Percebi o quanto Salvador tem avançado no sentido de proposições de encaminhamentos e busca por engajamento, em cada GT pude escutar como cada município vem tratando a aprendizagem dos estudantes, estratégias utilizadas, a relação com a família e o próprio processo de busca ativa”, explicou.