I Fórum Internacional de Educação reúne mais de 500 pessoas

19 de nov de 2010 - dev

Salvador vai receber, de 25 a 27 de novembro, educadores e especialistas de vários países para discutir diversidade, identidades, gênero e raça no maior evento sobre o tema já realizado na capital baiana. O I FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E IDENTIDADES nos países da diáspora africana depois de Durban, vai reunir cerca de 500 pessoas no Hotel Pestana.

Para ministrar palestras, mini cursos e mediar as mesas redondas foram convidadas representantes de governos e entidades do Brasil, Filadélfia e Nigéria. Já na abertura estarão presentes autoridades no assunto a exemplo da ialorixá Stella de Oxossi, do Terreiro Axé Opô Afonjá, o secretário municipal da Educação de Salvador, Carlos Ribeiro Soares, a Gestora do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), Adriana Nascimento e o presidente da TSEDAKAH Tecnologia e Humanidades, professor Nelson Cerqueira PhD.

No mesmo ato, o presidente da Comissão Municipal para Assuntos de Imigrantes Africanos e Caribenhos do Município da Filadélfia (EUA), Stanley Straughter, e o professor Siyan Oyeweso, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Cultura, da Universidade do Estado de Osun (Nigéria) estarão representando as parcerias internacionais do encontro.

Ainda para o primeiro dia do evento, está programada a participação de representantes do Conselho Nacional de Educação, da coordenadora de Direitos Econômicos do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) Brasil e Cone Sul, Ana Carolina Querino e Fernanda Lopes, representante oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA

Mesas temáticas

Na primeira mesa temática será abordado o tema “Educação, antirracismo, política nacional e movimento social” contando com o apoio dos debatedores Oluwakemi Adesina, doutora, professora da Faculdade de Ciências Humanas e Cultura da Universidade do Estado de Osun (Nigéria), Ana Célia da Silva, doutora, professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Andréia Lisboa de Sousa, doutora, professora da Universidade Federal da Bahia – UFBA e Ana Carolina Querino, doutora, professora e Coordenadora de Direitos Econômicos do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – UNIFEM Brasil e Cone Sul. A mediação ficará a cargo da mestre Cláudia Cardoso, Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

O tema Gênero, Raça e Educação nos países da diáspora africana depois de Durban será debatido pela secretária de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia, Luiza Bairros, a Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Artes da Universidade Obafemi Awolowo (Nigéria), professora Rukayat Bestman, pela Diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO (UFBA), professora Paula Barreto e Lisa Aubrey PhD, doutora, professora Associada de Estudos Africanos e Afroamericanos e Estudos de Ciências Políticas da Universidade Estadual do Arizona (EUA). A mediadora será a professora mestre Ceres Santos, coordenadora Executiva do Programa de Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero (CEAFRO) – CEAO (UFBA)

A programação do I Fórum Internacional inclui também a realização de mini cursos tais como o que abordará o tema Gênero, raça e comunicação: papéis e representações e suas implicações na educação, ministrado pela professora doutora Judith Ray, Diretora Interina de Estudos Profissionais da Universidade Cheyney da Pensilvânia (EUA).
O mini curso Saúde e educação no debate sobre a saúde da população negra na escola: experiências no tratamento da anemia falciforme na Filadélfia e na Bahia terão o monitoramento de Maria Cândida Queiroz, Coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme de Salvador e da professora mestre Lawrence Robinson, Presidente da Iniciativa de Lideranças Negras Nacionais contra o Câncer. Marli Josefina Rodrigues, Chefe de Setor de Políticas e Ações Afirmativas da Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR, ministrará aula sobre As Relações de gênero e educação.

Dados do evento

O que?

I FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E IDENTIDADES nos países da diáspora africana depois de Durban

Quando?

De 25 a 27 de novembro (quinta-feira a sábado)

Onde?

Hotel Pestana – Rio Vermelho – Salvador – Bahia

Jornalistas Responsáveis
Angélica Parras e Neire Matos
(71) 9165-6772 (71) 8867-4258

PROGRAMAÇÃO

DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2010

07:30h CREDENCIAMENTO
Local: Foyer S1
O credenciamento somente será realizado entre as 07:30h e as 08:30h.

09:00h MESA DE ABERTURA
Local: Sala Fernando Pessoa 3 e 4
Convidados:
Yalorixá Stella de Oxossi / Yalorixá do Terreiro Axé Opô Afonjá
Sr. Carlos Soares / Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Secult da Prefeitura Municipal de Salvador
Sra. Adriana Nascimento / Gestora do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes – FIEMA
Prof. Nelson Cerqueira PhD / Presidente da TSEDAKAH Tecnologia e Humanidades
Sr. Stanley Straughter / Presidente da Comissão Municipal para Assuntos de Imigrantes Africanos e Caribenhos do Município da Filadélfia (EUA)
Prof. Dr. Siyan Oyeweso / Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Cultura, da Universidade do Estado de Osun (Nigéria)
Sra. Fernanda Lopes / Oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA

10:00h MESA TEMÁTICA 1
Local: Sala Fernando Pessoa 3 e 4
Tema: Educação, antirracismo, política nacional e movimento social
Expositoras:
Profa. Dra. Ana Célia da Silva / Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Profa. Dra. Andréia Lisboa de Sousa / Professora da Universidade Federal da Bahia – UFBA
Profa. Amélia Maraux / Vice-Reitora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Mediadora:
Profa. Ms. Cláudia Cardoso / Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

12:00h às 13:30h – ALMOÇO

13:30h MESA TEMÁTICA 2
Local: Sala Fernando Pessoa 3 e 4
Tema: Gênero, raça e educação nos países da diáspora africana depois de Durban
Expositoras:
Sra. Luiza Bairros / Secretária de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia – SEPROMI
Profa. Rukayat Bestman / Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Artes da Universidade Obafemi Awolowo (Nigéria)
Profa. Dra. Paula Barreto / Diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO (UFBA)
Profa. Dra. Lisa Aubrey PhD / Professora Associada de Estudos Africanos e Afroamericanos e Estudos de Ciências Políticas da Universidade Estadual do Arizona (EUA)
Mediadora:
Profa. Ms. Ceres Santos / Coordenadora Executiva do Programa de Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero (CEAFRO) – CEAO (UFBA)

15:00h às 15:30h – COFFEE BREAK

15:30h às 18:00h – MINICURSOS E OFICINAS

MINICURSO 1
Local: Sala Drummond de Andrade
Tema: Gênero, raça e comunicação: papéis e representações e suas implicações na educação
Ministrante: Profa. Dra. Judith Ray / Professora Associada e Diretora Interina de Estudos Profissionais da Universidade Cheyney da Pensilvânia (EUA)

MINICURSO 2
Local: Sala Castro Alves
Tema: Saúde e educação no debate sobre a saúde da população negra na escola: experiências no tratamento da anemia falciforme na Filadélfia e na Bahia
Ministrante: Sra. Maria Cândida Queiroz / Coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme de Salvador e Prof. Ms. Lawrence Robinson / Presidente da Iniciativa de Lideranças Negras Nacionais contra o Câncer

MINICURSO 3
Local: Sala José de Alencar
Tema: Relações de gênero e educação
Ministrante: Sra. Marli Josefina Rodrigues / Chefe de Setor de Políticas e Ações Afirmativas da Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR

MINICURSO 4
Local: Sala Guimarães Rosa
Tema: Sexualidade e educação: direitos sexuais e reprodutivos em debate
Ministrante: Sra. Fernanda Lopes / Oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA

MINICURSO 5
Local: Sala Graciliano Ramos
Tema: Direitos da mulher como direitos humanos: implicações jurídicas e sociais
Ministrante: Profa. Dra. Barbara Simmons / Reitora Interina de Estudos de Pós-Graduação, Educação Continuada e Relações com a Comunidade da Universidade Cheyney da Pensilvânia (EUA)

OFICINA 1
Local: Sala Machado de Assis
Tema: Ancestralidade, identidade etnicorracial e resistência na escola
Ministrante: Profa. Ms. Lindinalva Barbosa / Secretária do Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO (UFBA)

OFICINA 2
Local: Sala Eça de Queiroz
Tema: Mídia e representações em casos de racismo que atingem a coletividade
Ministrante: Dra. Rebeca Duarte / Advogada e Pesquisadora do Observatório Negro

OFICINA 3
Local: Sala Miguel Torga
Tema: Efeitos psicossociais do racismo na educação
Ministrante: Sra. Clélia Zerbini / Psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude

OFICINA 4
Local: Sala Florbela Espanca
Tema: Empreendedorismo: arte e poder no fazer coletivo na diáspora africana
Ministrante: Profa. Dra. Joi Spraggins / Fundadora do Legacy Pathways & Footprints (EUA)

OFICINA 5
Local: Sala Luandino Vieira
Tema: A influência da cultura nigeriana na Bahia
Ministrante: Profa. Dra. Yêda Pessoa de Castro / Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

07:30h às 18:00h
EXPOSIÇÃO
“MULHERES NEGRAS: UMA HISTÓRIA BEM CONTADA”
Local: Foyer S1
DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2010

08:00h GRUPOS DE TRABALHO

GT 1
Local: Sala Miguel Torga
Tema: Educação de jovens e adultos: mulheres negras neste contexto
Mediadora: Sra. Adriana Silva / Assessora do Instituto Paulo Freire
Articuladora: Sra. Verônica Santana / Gestora do Programa Salvador Cidade das Letras (SECULT – Brasil Alfabetizado)

GT 2
Local: Sala Drummond de Andrade
Tema: Violência doméstica e familiar contra as mulheres: impacto na escolarização
Mediadora: Profa. Lúcia Xavier / Coordenadora da ONG CRIOLA
Articuladora: Sra. Marta Leiro / Liderança do Movimento de Mulheres – Coletivo de Mulheres do Calafate, graduanda em Gênero e Diversidade (NEIM/FFCH)

GT 3
Local: Sala Guimarães Rosa
Tema: O papel da comunicação para a educação das relações etnicorraciais e de gênero
Mediadora: Profa. Ms. Ceres Santos / Coordenadora Executiva do Programa de Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero (CEAFRO) – CEAO (UFBA)
Articuladora: Profa. Ms. Cláudia Santos / Professora da rede estadual e doutoranda em Letras (UFBA)

GT 4
Local: Sala Machado de Assis
Tema: Mulher negra na política: contribuições da educação
Mediadora: A definir
Articuladora: Dra. Sílvia Cerqueira / Advogada, Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial (OAB-BA), e Conselheira do FIEMA

GT 5
Local: Sala Eça de Queiroz
Tema: Mulheres quilombolas e educação
Mediadora: Sra. Vanda Sá Barreto / Superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia – SEPROMI
Articuladora: Profa. Telma Cruz / Pedagoga e Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (CENAP/SECULT)

GT 6
Local: Sala Castro Alves
Tema: Indicadores e inclusão social sobre mulher negra no mercado de trabalho e no campo da educação
Mediadora: Profa. Ms. Vilma Reis / Coordenadora do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN do Programa de Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero (CEAFRO) – CEAO (UFBA)
Articuladora: Sra. Marli Josefina Rodrigues / Chefe de Setor de Políticas e Ações Afirmativas da Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR

GT 7
Local: Sala José de Alencar
Tema: Educação inclusiva, não sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica
Mediadora: Profa. Ms. Valdecir Nascimento / Superintendente de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia – SEPROMI
Articuladora: Profa. Ana Alice dos Santos / Cantora e professora de música da Rede Municipal de Ensino de Salvador

GT 8
Local: Sala Graciliano Ramos
Tema: Empreendedorismo e educação: práticas femininas
Mediadora: Profa. Ms. Débora Rodrigues / Coordenadora do Projeto Gerassol da ONG Vida Brasil
Articuladora: Sra. Rose Rozendo / Graduada em Ciências Contábeis e Assessora de Fomento à autonomia econômica e políticas para as mulheres do FIEMA

10:00h às 10:30h – COFFEE BREAK

10:30h às 12:00h – CONTINUAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

12:00h às 13:30h – ALMOÇO

13:30h às 16:30h – CONTINUAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

08:00h às 18:30h
EXPOSIÇÃO
“MULHERES NEGRAS: UMA HISTÓRIA BEM CONTADA”
Local: Foyer S1

14:00h às 17:30h
LANÇAMENTO DO ÁLBUM SERIADO “MULHERES NEGRAS: UMA
HISTÓRIA BEM CONTADA”
Local: Fernando Pessoa 3

16:30h às 18:30h
LANÇAMENTO DE LIVROS
Local: Foyer S1
Autores:
Yalorixá Stella de Oxossi / Livro: Epé Laiyé / Terra Viva
Cidinha da Silva / Livro: Os nove pentes dÁfrica
Clélia Zerbini / Livro: Os efeitos psicossociais do racismo (Vários autores / Psique & Negritude)
Ana Célia da Silva / Livro: Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático
Rouxinol do Rinaré e Varneci Santos / Livro: Salvador em Cordel
Crispiniano Neto / Livro: O Grande Joaquim Nabuco e a Obra da Escravidão
Mediador:
Manoel Calazans / Coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP/Secult)

DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2010

08:00h Mesa Temática 3
Local: Sala Fernando Pessoa 3 e 4
Tema: Religiosidade de matriz africana e educação
Expositoras:
Profa. Dra. Cecília Soares / Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Profa. Dra. Adéolá Fáléye / Professora do Departamento de Línguas Africanas e Linguísticas da Universidade Obafemi Awolowo (Nigéria)
Yalorixá Raidalva Souza / Yalorixá do Terreiro Axé Yatolá
Profa. Barbara Wallace Ph.D / Professora de Educação da Saúde da Universidade de Columbia (EUA)
Mediadora:
Profa. Ms. Lindinalva Barbosa / Secretária do Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO (UFBA)

10:00h às 10:30h – COFFEE BREAK

10:30h às 13:30h – SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

13:30h às 14:30h – ALMOÇO

14:30h às 15:30h – PLENÁRIA FINAL DOS GRUPOS DE TRABALHO

15:30h CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Local: Sala Fernando Pessoa 3 e 4
Tema: Solidariedade negra feminina na construção de políticas antiracismo e educação: caminhos possíveis
Conferencista: Sra. Cidinha da Silva / Escritora

16:30h às 19:00h – SHOW DE ENCERRAMENTO
Local: Praça Luís de Camões
Atrações: Márcia Short

08:00h às 16:30h
EXPOSIÇÃO
“MULHERES NEGRAS: UMA HISTÓRIA BEM CONTADA”
Local: Foyer S1