I Seminário de Preparação para a Semana da Consciência Negra

11 de set de 2009 - dev

A Escola Municipal Professor Alexandre Leal Costa, sediada em Nazaré, realizou na última terça-feira (08) o I Seminário de Preparação para a Semana da Consciência Negra. A ação deu início as homenagens ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data que morreu o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, representante da luta do negro contra a escravidão.

O seminário foi ministrado pela mestra em estudos étnicos e africanos, Claudia Alexandra Santos, que fez uma linha histórica sobre a chegada dos escravos no Brasil para aproximadamente 40 professores. O encontro também abordou como os educadores devem agir para evitar a discriminação e a desigualdade em sala de aula.

“Realizamos essa atividade, pois percebemos em nosso cotidiano escolar a necessidade de explicar e orientar como a lei 10.639, responsável pela a obrigatoriedade do ensino da história da África e cultura afro-brasileira, deve ser aplicada”, explicou a coordenadora pedagógica, Flávia Lima.

Para a professora Tereza Lima, o seminário foi muito importante e possibilitou o esclarecimento sobre as questões raciais, ajudando também como os educadores podem criar em sala de aula um ambiente agradável para todos os estudantes. “Queremos que nossos alunos tenham prazer em vir à escola e saibam entender e superar os problemas causados pelo racismo”, ressaltou a professora.