Igualdade racial: Alunos participam de roda de contação de histórias e distribuição de brinquedos afirmativos

14 de mar de 2019 - Jornalismo

Uma festa com contações de histórias afro e distribuição gratuita de bonecas e bonecos pretos tomaram conta da Escola Municipal Gersino Coelho, no bairro do Doron, na tarde desta quarta-feira (13). As 150 crianças da Educação Infantil participaram do evento “Eu brinco, eu existo! ”. De forma lúdica, o ateliê de brinquedos Amora, em parceria com a Prefeitura, deu largada em uma série de eventos com o objetivo de estimular a promoção e a igualdade racial. Outras 11 escolas públicas de Salvador serão beneficiadas com as ações, alcançando um total de duas mil crianças da primeira infância à adolescência.

As ações visam a divulgação de práticas de promoção de igualdade racial, estimulando e divulgando a estética e a cultura afro, a diversidade étnica e os ensinamentos da história africana. Sentados no chão, formando um grande círculo, as crianças de 4,5 e 6 anos assistiam atentamente as explicações da Amora, uma boneca humanizada, interpretada por uma das contadoras de histórias do projeto. Depois de cumprimentar a criançada, Amora perguntou se algum deles tinha em casa um boneco ou boneca que fosse parecido consigo mesmo. As crianças, em um só coro, responderam que “não”.

Eu Brinco, Eu existo do Amora – Brinquedos afirmativos

A pequena Kailane Kelly da Silva, de 6 anos, foi uma das exceções. “Tenho sim, uma bebê da minha cor. Até parece minha filha”, comentou a pequenina, arrancando sorrisos dos colegas. Para a diretora da escola, Kátia Silva, o uso da ferramenta lúdica é uma das melhores de formas de fazer as crianças obterem o entendimento de muitos conceitos importantes. “São as bonecas que vão ensinar sobre a representatividade, sobre a importância da igualdade racial”, frisou.

Além da contação de histórias, dez bonecos e bonecas pretas foram distribuídas. Os brinquedos afirmativos serão usados pelos educadores para que possam trabalhar durante todo o ano letivo com diversas turmas promovendo e estimulando a igualdade racial. A idealizadora do Ateliê Amora – Brinquedos Afirmativos, a designer Geórgia Nunes, explica que a ideia surgiu a partir de uma pesquisa que a fez constatar que as bonecas e bonecos pretos ocupam apenas 3% das prateleiras de lojas de brinquedos. “Não faz sentido, se temos 57% da população declarada pelo IBGE como negra ou afrodescendente. Então, entendi que são esses brinquedos que vão fazer a diferença na vida e autoestima dessas crianças”, afirmou.

Escolas contempladas – Ainda neste mês, as ações serão promovidas nas escolas Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas, e Fonte do Capim, na Fazenda Grande do Retiro. Em abril, as atividades chegarão a Escola Saturnino Cabral (Cosme de Farias), CMEI Cecy Andrade (Sussuarana), Escola Municipal Pernambués e na Paulo Freire (Arraial do Retiro). No mês seguinte e último do projeto, a programação irá ocorrer nas escolas Primeiro Passo, Escola Clemilda Andrade (Brotas) e nas municipais do Quingoma, Calafate e Periperi. A iniciativa é embasada pela Lei 10.639 que visa a promoção da igualdade racial na educação básica, fase fundamental para a construção da identidade de todas as crianças.

Como tudo começou – A 1ª edição do Evento “Eu brinco, eu existo” aconteceu em abril de 2017 e os brinquedos foram distribuídos para crianças do Parque da Cidade, no Itaigara. Em novembro deste mesmo ano, a Escola Municipal Alto de Coutos foi beneficiada com a iniciativa. Ano passado, em junho, o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos, referência no Brasil no ensino das relações étnico-raciais com crianças pequenas, foi palco das atividades de promoção a igualdade racial.

Texto: Secom/OMS

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom/PMS