pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

III Conferência do Esporte e Lazer de Salvador foi um sucesso

11 de abr de 2010 - dev

Foi encerrada no início da tarde deste domingo (11) a III Conferência de Cultura, Esporte e Lazer do Município. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), foi realizado no auditório da Faculdade Unirb, em Patamares, desde ontem (10).

Hoje, último dia do encontro que teve como tema “O plano decenal do esporte e lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, foram eleitos os 36 delegados responsáveis pelas ementas que serão levadas para aprovação na III Conferência Estadual, marcada para o dia 20 de abril, em Salvador.

Para Lauro Gurgel, um dos delegado eleitos, assumir a responsabilidade de apresentar as propostas representa a oportunidade que a população está tendo de participar ativamente dos programas de governo, fortalecendo ainda mais a cidadania. “É como se a nação brasileira opinasse em prol do esporte. Estou muito feliz e confiante de que essas propostas irão promover melhorias na prática esportiva no Brasil”, disse o professor, que é doutor em Educação Física e coordenador do Núcleo de Educação Física da UNIRB.

“Os delegados aqui definidos possuem um papel muito importante, pois irão levar toda a discussão feita nesses dois dias de conferência ao estado, e quem sabe até para Brasília, oportunizando a prática do esporte, da cultura, e do Lazer através dessas propostas”, declarou o coordenador de Esporte e Lazer da Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Edmilson Pombinho, que participou da primeira conferência como delegado.

“A experiência de já ter participado como delegado é saber os caminhos que essas propostas percorrem, e qual a importância deste evento enquanto cidadão. Afinal, toda discussão é válida, ainda mais se tratando de esporte”, concluiu.

Discussão de ações esportivas – Ações e sugestões foram debatidas entre os profissionais que participaram da III Conferência Municipal de Esporte e Lazer no último fim de semana na Faculdade Unirb. Professores de Educação Física, coordenadores, esportistas, vereadores, representantes de Organizações não Governamentais, Líderes de Bairros, dentre outros, marcaram presença no evento.

Propostas como o Programa 2º tempo nas escolas, que visa contemplar alunos da rede pública com atividades esportivas e de lazer no turno oposto ao que estudam, zelo e construções de quadras poliesportivas, cuidado na formação dos profissionais de Educação Física e do Esporte, distribuição de verbas, foram idéias bastante discutidas para serem sugeridas durante a Conferencia Nacional, que acontecerá no mês de junho, em Brasília.

O cuidado com o favoritismo ao futebol em relação a outros esportes, além da conscientização dos profissionais e da população de que existem outros esportes tão importantes quanto, bem como, outras atividades de lazer, também estavam presentes na pauta durante a realização das palestras.

O público que participou do processo de produção das idéias e sugestões como o segurança Gilsmario Brasil, ressaltou a importância de fazer parte do grupo que discutiu a melhoria do esporte no município, não só no âmbito escolar, mas para toda a população.

“Para mim, o ponto mais importante foi o debate sobre as praças e parques que poderiam beneficiar os bairros da periferia de Salvador”, comentou entusiasmado. “Foi muito bom! Contribuiu e muito para mim”, completou Maria das Graças Moura, professora e responsável por uma instituição que cuida de crianças carentes.

Os dez cursos ministrados foram:
– Formação e Valorização Profissional
– Esporte e economia
– Sistema Nacional de Esporte e Lazer
– Futebol
– Esporte de alto rendimento
– Ciência, Tecnologia e Informação
– Esporte, Lazer e Educação
– Infraestrutura Esportiva
– Esporte, Saúde e Qualidade de vida.