Iniciando as comemorações do Dia do Índio (19 de abril) e dando continuidade às atividades culturais realizadas periodicamente com estudantes e educadores da Universidade Aberta da Educação e Cultura (Uniced) – Polo Salvador, foi promovida na tarde de ontem, dia 15 de abril, apresentações de representantes da tribo Kariri-Xocó no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (Caps) da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).
Além de servidores da secretaria, prestigiaram o evento alunos do curso Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que estavam no seu 2º encontro de formação no Polo, como também professores e educandos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), moradores da comunidade local.
A programação incluiu exposição e venda de artesanato (chocalhos, arco e flecha, lanças, zarabatanas, cocares, colares, e outros objetos típicos), apresentação de aspectos da cultura indígena, como a origem da tribo, a escolha dos nomes e rituais em um bate-papo com o público presente. A atividade foi finalizada com a demonstração do toré (cantos sagrados) e a festa foi reforçada com a participação de algumas pessoas da platéia durante a dança circular sagrada.
De acordo com a coordenadora da UNICED e do Polo Salvador, Ana Paula Teles, este é o segundo ano consecutivo que é realizada uma atividade cultural com a tribo Kariri-Xocó.