Com o objetivo de contribuir para a formação de professores e o desenvolvimento do alunado, visando à melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa 2010 – Escrevendo o Futuro. As inscrições devem ser feitas pelos professores dos alunos interessados em participar até o dia 07 de junho.
A ação é realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Neste ano a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) aderiu a Olimpíadas possibilitando que os estudantes e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador participem.
Podem participar do concurso professores e alunos do 5º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e se inscreverem em quantas categorias desejar, em mais de uma escola, para concorrer nas seguintes categorias:
– Poema 5º e 6º ano do Ensino Fundamental (4ª e 5ª séries)
– Memórias 7º e 8º anos Ensino Fundamental (6ª e 7ª séries)
– Crônica 9º ano ensino Fundamental (8ª série)
Para se inscrever acesse os sites: www.olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br ou https://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/oquee.htm
Olimpíadas – O concurso premia textos elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país. Com o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre a realidade, além de estreitar vínculos com a comunidade.
O concurso pretende atingir nove milhões de estudantes de 80 mil escolas públicas de todo país. Serão três categorias diferentes, poesia, memória e artigo de opinião.
Para fortalecer a participação e estimular os professores de língua portuguesa que lecionam em escolas públicas, no último dia 18 de maio, aconteceu a oficina “Ensino da Língua Portuguesa na Perspectiva de Gênero” realizada pela SECULT, na Faculdade Bahiana de Medicina. Também participaram Coordenadores Pedagógicos das escolas do ensino fundamental.