Inscrições do Salvador Cidade das Letras até dia 5

04 de fev de 2009 - dev

Esta quinta-feira (5) é o último dia para inscrição de alfabetizandos no programa Salvador Cidade das Letras, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Governo Federal.

Os únicos pré-requisitos para participar do programa é ter mais de 15 anos e não saber ler e escrever. As inscrições devem ser feitas através dos alfabetizadores ou em qualquer escola da Rede Municipal de Ensino – onde um funcionário irá identificar um local de aulas de mais fácil acesso ao alfabetizando.

O Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado – curso de alfabetização de jovens e adultos – tem duração de oito meses, com carga horária total de 320 horas. As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira nos espaços indicados pelos alfabetizadores, localizados em instituições comunitárias, de ensino superior e sedes de movimentos sociais, associações de moradores, clubes de mães, grupos religiosos e em escolas da rede municipal ou estadual.

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, o programa tem o objetivo resgatar nos jovens e adultos o interesse pelo aprendizado incentivando a continuidade dos estudos. “Primeiro eles são alfabetizados, um grande passo para a inclusão social. Depois, encaminhamos os alunos a uma escola da Rede Municipal para que possam desenvolver habilidades e estimular o desenvolvimento intelectual. Oferecemos as ferramentas para buscarem realizações pessoais e profissionais”, afirma.

Na segunda-feira (9), começa o curso de formação inicial para alfabetizadores. No encontro, além de participar do processo de construção de conhecimento, os professores receberão todo material de apoio pedagógico. A formação inicial acontece até o dia 14, com carga horária de 36 horas, e 64 horas de formação continuada desenvolvida nos oito meses de realização do programa.