JOGOS ESTUDANTIS MUNICIPAIS- Desfile de abertura com milhares de alunos na sexta-feira, no Dique

18 de out de 2007 - dev

Antonio Luiz Diniz

Os Jogos Estudantis Municipais de Salvador serão abertos na próxima sexta-feira, dia 19, às 14h, com uma grande festa nas imediações do Dique do Tororó e no Ginásio Antonio Balbino, com a presença de milhares de alunos da rede municipal de ensino. A competição promovida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), vai envolver 5 mil alunos de 75 escolas da rede municipal de ensino e como novidade, nesta edição, terá a participação dos estudantes do turno noturno e também do Projovem. A abertura do desfile será realizada no Dique do Tororó, na Praça João Mangabeira, localizada na Rótula dos Barris.

A competição é organizada pela Coordenação do Programa de Educação Esportiva da SMEC, e segue uma política do secretário Ney Campello, que tem procurado difundir o esporte entre os alunos, transformando a prática esportiva em mais uma ferramenta de educação e inclusão. “Felizmente conseguimos nosso objetivo e este ano vamos realizar os maiores jogos da história da rede municipal porque sabemos que o esporte transforma e pode ajudar muito no futuro desta garotada”.

A coordenação geral é da professora Ivone Portela, que lidera uma equipe formada pelos profissionais de Educação Física Elias Raimundo, Acúrsio Esteves e Lázaro Jorge. Ivone disse que os Jogos Estudantis Municipais atende todos os alunos da rede, contemplando desde os estudantes da primeira série até a 8ª série, além daqueles matriculados no turno noturno (sem limite de idade), o pessoal do Projovem e até mesmo os alunos especiais de escolas conveniadas. “Este ano estamos alcançando um grande contingente de alunos. Os jogos terão um número recorde de participantes com 5 mil estudantes representando 75 escolas”.

Serão disputadas competições de futsal, handebol, vôlei, atletismo, natação, xadrez e capoeira. As equipes foram divididas nas categorias A, B, C, Noturno e Projovem(masculino e feminino). Todos os participantes terão almoço, lanche, transporte e além disso, a SMEC distribuiu material esportivo para as escolas envolvidas. As primeiras disputas serão no sábado, dia 20, só para o Projovem, e a partir de segunda-feira tem jogo para as demais categorias.