Jornada Pedagógica 2018 abre ano letivo da rede municipal

31 de jan de 2018 - Jornalismo

Secretário Bruno Barral fala aos participantes

Os gestores e vice-gestores da rede municipal de ensino de Salvador estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (31), para a abertura da Jornada Pedagógica 2018. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o evento é preparatório para o início do ano letivo e foi realizado no Fiesta Convention Center, no Itaigara. Estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Reis, o secretário da Smed, Bruno Barral, as presidentes do Conselho Municipal de Educação, Lindalva Amorim, e do Fórum de Gestores, Tânia Batalha, a Diretora Pedagógica da Smed, Joelice Braga, o chefe de gabinete da Prefeitura, João Roma, além de representantes das Gerências Regionais de Educação (GREs). As aulas das escolas municipais começam na próxima segunda-feira (5).

Professor Zeca de Mello

O evento também contou com a presença do professor das Fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral, José Luiz Jansen de Mello, mais conhecido como Zeca de Mello, que ministrou a palestra “Liderança inspiradora” sobre como o líder é o principal condutor das relações e dos espaços que geram engajamento coletivo. Filósofo e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Mello é um palestrante com vasto conhecimento em educação humanística e comentou sobre motivação, ética, inovação e liderança. Ele destacou como quem atua na Educação pode se reinventar e criar novas possibilidades de ensino, dando ao aluno o caminho para pensar, ir em busca de novos voos e conhecimentos provocando a curiosidade do aprender.

Em pronunciamento aos educadores, o vice-prefeito Bruno Reis destacou as conquistas alcançadas pela educação municipal no último ano e aproveitou para comunicar os objetivos para o ano letivo de 2018. “A educação é e sempre será uma das prioridades da gestão. Ano passado, foram investidos quase 30% do orçamento da receita corrente líquida de educação, ou seja, 100 milhões de reais a mais do recurso mínimo exigido pela constituição federal. Além disso, fizemos reformas e construímos mais escolas. Fomos a capital brasileira que mais avançou no Índice de Educação Básica (Ideb). Subimos nove posições e pretendemos continuar avançando. Em 2018, faremos o melhor ano letivo da história”, disse.

O secretário Bruno Barral enalteceu a presença de todos e falou sobre a importância do papel dos gestores e vices, orientadores, professores, na construção de uma educação pública de qualidade em Salvador. “A Educação é patrimônio estratégico de uma nação. Todos os que atuam na nossa rede municipal, especialmente aqueles que estão dentro das escolas, mas também as demais equipes de suporte, administração e gestão, têm construído no dia a dia uma educação melhor na nossa capital, com importantes avanços e conquistas”, disse. Dentre os números de destaque está a ampliação das vagas na Educação Infantil, que saltou de 17.300, em 2012, para 35.182, em 2017 – um crescimento de 103%.

Escolas – Com o tema “Gestão para resultados: por uma comunidade colaborativa de aprendizagem”, a Jornada segue nas escolas até amanhã (1º). Nesses dois momentos, os diretores e coordenadores pedagógicos discutem o planejamento do ano letivo, além da avaliação coletiva sobre as aulas do ano passado, com vistas à análise e reflexão da prática pedagógica e da aprendizagem. São feitos também o planejamento e a definição de novas metas pedagógicas para o ano de 2018, com foco no aprimoramento da aprendizagem e do desempenho das crianças, jovens, adultos e idosos alunos da rede.

Fotos: André Carvalho / Ascom / Smed

Texto: Secom / Ascom