Jornada Pedagógica da Rede Municipal ocorre de 1º a 3 de fevereiro

31 de jan de 2023 - Jornalismo

De 1º a 3 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza a Jornada Pedagógica, evento que tradicionalmente marca o início do ano letivo na Rede Municipal e que em 2023 tem como tema “Acolher, alfabetizar e integrar: A construção de vínculos para recomposição das aprendizagens”. A solenidade de abertura ocorre na quarta (1º), das 8h às 12h, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta (Avenida ACM, 741), com participação do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, da diretora Pedagógica da Smed, Adenildes Teles, e de representação do Conselho Municipal de Educação (CME). O evento será transmitido ao vivo pelo Canal da Smed no YouTube (@educacaodesalvador).

Direcionada aos gestores das 421 unidades escolares municipais e equipes técnicas das Gerências Regionais, a abertura trará, ainda, uma palestra com o professor Luiz Hosannah Pinto, psicólogo e pós-graduado em Neurociências, Logoterapia e Psicologia. Uma novidade neste ano é o lançamento do projeto Papo com o Gestor, uma iniciativa da Diretoria Pedagógica (Dipe) da Smed que visa a troca de experiências exitosas de gestão escolar na Rede Municipal, além de aprofundar as discussões sobre o tema. De acordo com Adenildes Teles, a ideia é fazer a primeira rodada do Papo com o Gestor na Jornada e promover esse encontro mensalmente. “Trata-se de um momento em que quatro gestoras falam de suas práticas, os desafios, as soluções, em uma conversa com os demais gestores da Rede, o formato prevê ainda a presença de um mediador para coordenar o debate”, afirma a diretora.

Além da solenidade de abertura, a Jornada ocorre durante os três dias nas unidades escolares do município, onde equipes gestoras, coordenadores e professores se reúnem para discutir o ano letivo. São tratados temas como planejamento do ano letivo e a avaliação do ano anterior, com vistas à análise e reflexão da prática pedagógica e dos resultados alcançados. Outro ponto é a definição de metas pedagógicas, com foco no aprimoramento do ensino/aprendizagem e do desempenho dos alunos da rede.

Volta às aulas – As aulas da Rede Municipal se iniciam na segunda-feira, 6 de fevereiro, nas 421 unidades de ensino. Até 30 de janeiro, já havia cerca de 135 mil alunos matriculados nos segmentos oferecidos pelo município: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) etapas de I a V. “Reforçamos que as matrículas na Rede Municipal de Salvador permanecem abertas durante todo o ano”, diz Adenildes Teles.