Jornada Pedagógica prepara rede municipal para início do ano letivo

01 de fev de 2013 - dev

Os cerca de 6 mil docentes da rede municipal de ensino vão participar nos dias 4, 5 e 6 de Fevereiro da Jornada Pedagógica 2013, que prepara a rede municipal de Salvador para o início do ano letivo. As atividades serão iniciadas na segunda-feira (04), às 8 horas, no Hotel Fiesta, no Itaigara. Com o tema “Avaliação: uma construção em busca da aprendizagem”, o evento, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, tem como objetivo preparar e motivar a rede para receber os alunos no retorno às aulas, no dia 18 de fevereiro.

Após o credenciamento dos participantes, a abertura oficial será feita às 9 horas pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Educação, João Carlos Bacelar. Às 10 horas será iniciada a palestra “Contribuição das Avaliações Externas para o Aprendizado dos Alunos de Educação Básica”, ministrada por José Francisco Soares, que tem mestrado em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977) e doutorado em Estatística pela University of Wisconsin – Madison (1981) e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor (2002).

José Francisco é professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, membro do Conselho Consultivo do INEP e membro do Conselho Técnico do INEE (Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación – México) e membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Sua atuação acadêmica está concentrada na área Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, e Políticas Educacionais, com ênfase em medidas de resultados educacionais e cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico brasileiras.

Ainda na segunda-feira (04), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no Cabula, será realizada a palestra “Planejamento na Educação Infantil: espaços, currículo e avaliação”. As atividades da Jornada Pedagógica 2013 também acontecem de segunda a quarta-feira (5 e 6), em todas as 426 escolas da rede municipal.

Formação Alfa e Beto – Além das atividades em todas as escolas, 12 unidades serão transformadas em escolas pólos para realização da formação do Sistema Estruturado do Instituto Alfa e Beto, que será implantado rede municipal em 2013. O objetivo da implantação é estabelecer uma política municipal para alfabetização e elevação do nível de desempenho acadêmico dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, que defina como meta prioritária a alfabetização de todos os alunos da rede até o final do 1º ano de escolarização, e a consolidação das competências necessárias para a proficiência em leitura e escrita, bem como dos conhecimentos matemáticos e científicos específicos para esta etapa de escolarização.

O sistema estruturado é composto por uma proposta metodológica unificada de trabalho para séries iniciais do Ensino Fundamental; capacitação de professores (1º ao 5º anos); monitoramento das ações nas várias instâncias (secretaria, Coordenações Regionais de ensino e unidades escolares) e fornecimento de material de apoio didático pedagógico para alunos e professores nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.