Evento de abertura da Jornada Pedagógica 2023 reúne presencialmente cerca de 700 participantes

02 de fev de 2023 - Jornalismo

A recomposição da aprendizagem é o principal desafio para o ano letivo de 2023 da rede municipal de ensino. O assunto foi debatido durante abertura da Jornada Pedagógica 2023, iniciada na quarta-feira (1º), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário de Educação, Thiago Dantas, da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, da diretora Pedagógica da Smed, Adenildes Teles, e do diretor da APLB, Marcos Barreto. Cerca de 700 pessoas entre gestores das 421 unidades escolares municipais, equipes técnicas das gerências regionais, representações do Conselho Municipal da Educação e autoridades, participaram presencialmente do evento, que também foi transmitido ao vivo pelo Canal da Smed no YouTube.

Na ocasião, o prefeito propôs um pacto pela educação para corrigir o déficit de aprendizagem causado pelo período de ensino virtual durante a pandemia. “É um fato constatado nas nossas avaliações internas. Durante a pandemia, a aprovação foi automática e houve uma redução na proficiência por conta das limitações do ensino digital. As crianças da rede municipal têm idade menor e uma dificuldade maior de assimilar conteúdo digital, então efetivamente há um problema a ser enfrentado. Nós vamos adotar uma série de metodologias para recuperar esse tempo perdido, e por isso é necessário o envolvimento de todos”, afirmou o gestor.

Como o período de matrículas ainda não foi finalizado, o prefeito disse não ter os números finais deste ano. Ele relembrou, no entanto, o impacto dos novos alunos recebidos pela rede municipal no ano passado. “Foram 30 mil alunos que vieram, entre aqueles que absorvemos na nossa rede, com a inauguração de novas escolas, ampliação de escolas existentes e também através dos programas que temos: o Pé na Escola, o Primeiro Passo e no convênio com as creches comunitárias”, disse Bruno Reis.

Também foi destacado o esforço da administração municipal em continuar ou desenvolver novos projetos para melhoria da Educação municipal. “Estão sendo construídas 35 novas escolas e, até o final da gestão, atingiremos 48 unidades, o que configura uma escola por mês durante todo o mandato. Fortalecemos e demos condições para consolidar programas, trouxemos educação digital, com tablets, chromebooks, implantamos ambiente digital de aprendizagem, wi-fi nas escolas e sempre tivemos, apesar dos problemas, uma capacidade de diálogo com nossos profissionais. Há problemas ainda, mas o importante é que nosso objetivo é promover o melhor para nossas crianças”.

O titular da Smed lembrou que a Educação é um ponto chave na vida do aluno, refletindo em ações futuras como a definição da carreira profissional e a conquista do emprego. “Para que nosso trabalho funcione, precisamos ter uma visão de rede. E para isso é necessário muito diálogo e compreensão. É preciso ainda compreender o valor do educador como formador do ser humano, além da responsabilidade de resgatar o vínculo do aluno com a escola e recuperar todo o tempo perdido com a pandemia. Tenho certeza de que podemos e iremos transformar Salvador em uma cidade referência na educação”, disse Thiago Dantas.

A vice-prefeita e secretária da Saúde destacou a necessidade de estancar a evasão escolar. “É preciso trazer de volta este aluno. E, mais que isso, buscar os pais para trazê-los também para a unidade escolar. Não há como proporcionar uma saúde básica sem pai e mãe em contato com a escola, levando os filhos para os exames e consultas agendados. Muitos desses atendimentos são perdidos por conta da falta de comunicação, o que podemos fazer a partir da comunidade escolar. Essa é a necessidade que temos de integrar Saúde, Educação e Assistência Social”, declarou Ana Paula.

Adenildes Teles, diretora pedagógica da Smed, ressaltou a importância da discussão proposta como tema da Jornada: “Acolher, alfabetizar e integrar: A construção de vínculos para recomposição das aprendizagens” em um contexto ainda com reflexos da pandemia da Covid-19. “Esse tema convida a revisar nossa proposta pedagógica, na perspectiva do resgate. Resgatar o sujeito, a pessoa, e oportunizá-lo à promoção efetiva de uma educação antirracista”, destacou. Marcos Barreto, diretor da APLB, falou sobre a iniciativa da Smed de convidar a representação dos professores para participar da Jornada Pedagógica, sobre a importância do diálogo e tratou de temas relacionados à Educação e às demandas da categoria.

Durante o evento, ocorreram apresentações do professor Alex Rocha, que tocou e cantou músicas do repertório da Música Popular Brasileira (MPB), do coral de alunos da Escola Municipal do Calafate e da aluna Júlia das Virgens, da Escola Municipal Dr Eduardo Doto. O professor Luiz Hosannah Pinto, psicólogo e pós-graduado em Neurociências, Logoterapia e Psicologia palestrou sobre “Engajamento como ferramenta para acolhimento e integração: Competências essenciais para a recomposição de vínculos”. E Alexandre Monteiro, da startup Gestão e Educação, falou sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Dentre as novidades preparadas para a edição 2023, está a transmissão ao vivo pelo Canal da Smed no YouTube e o lançamento do projeto Papo com o Gestor, uma iniciativa da Diretoria Pedagógica (Dipe), visando estimular a troca de experiências exitosas de gestão escolar na rede municipal, além de aprofundar as discussões sobre o tema. A primeira rodada de conversa foi durante o evento e contou com a participação das gestoras Viviane França, da Escola Municipal Xavier Marques, Tainá Magalhães, do Cmei Abdias Nascimento, Cletia Carvalho, da Escola Municipal de Ilha de Maré, e Andréa Santos, da Escola Municipal do Calafate. A mediação ficou por conta do professor de Teatro, Lázaro Machado.

Jornada – A Jornada Pedagógica se realiza até sexta-feira (3) e é direcionada aos gestores das 421 unidades escolares municipais e equipes técnicas das gerências regionais. O evento ocorre durante os três dias nas unidades escolares do município, onde equipes gestoras, coordenadores e professores se reúnem para discutir o ano letivo, e tratar temas como planejamento do ano letivo e a avaliação do ano anterior, com vistas à análise e reflexão da prática pedagógica e dos resultados alcançados. Outro ponto é a definição de metas pedagógicas, com foco no aprimoramento do ensino/aprendizagem e no desempenho dos alunos.

A íntegra do evento de abertura da Jornada Pedagógica está disponível no Canal da Smed no YouTube. E pode ser visualizada clicando aqui. 

Fotos: Enaldo Pinto/Ascom/Smed