Jornalzinho escolar divulga atividades relacionadas ao Acelera além de programação curricular

24 de jul de 2023 - Jornalismo

O jornalzinho AceLetrando, da Escola Municipal General Labatut está de volta. Depois de uma pausa em decorrência da pandemia, o periódico volta a circular divulgando ações e vivências do semestre da turma do 3º, 4º e 5º anos do Acelera. A iniciativa criada em 2018, funciona como um recurso que dá visibilidade aos fazeres pedagógicos, valorizando as atividades, gestos e atitudes dos estudantes, frente aos componentes curriculares e proposições didáticas.

A gestora da unidade, Maria de Fátima, destaca o quanto a iniciativa pode contribuir para o aprendizado da turma. ” As atividades e projetos propostos à turma do Acelera, são necessários e vão ajudar a alcançar os resultados e objetivos esperados e, assim, melhorar a nossa realidade.”

De acordo com a professora Rita Rocha, idealizadora do jornalzinho, o AceLetrando é a repaginação de uma atividade que ela já desenvolvia no Fundamental II, com produção de textos informativos e literários, às vezes em parceria com outras disciplinas. “Ao assumir o Acelera, em 2018, me foi ventilada a perspectiva de produção de um jornalzinho, pensei  não necessariamente invalidar a proposta, mas repaginar o que eu já tinha segurança em fazer, nesse caso, dando visibilidade às práticas exitosas do semestre, com foco na elevação da autoestima dos estudantes”.

Ainda segundo a professora, as atividades com maior envolvimento dos alunos e com melhores resultados são selecionadas para compor o produto. “Neste ano, com o novo formato, o trabalho pode ser feito em qualquer segmento escolar, visto que funciona como produto das realizações didáticas. Trata-se de resultados de roteiro de aula, ou produção de textos, roda de conversa, visitação extraclasse, notícias do próprio bairro/escola, etc. A seleção será sempre voltada para as atividades com melhores resultados”, explica Rita Rocha.

Cada aluno tem a sua impressão em A4, para exposição no mural da escola. A aluna Beatriz do Rosário Alves, 11 anos, oriunda do 3º ano, disse que esse instrumento mostra o que eles realmente aprendem nas aulas. “O AceLetrando representa a alegria do aprendizado vivido, tudo que foi possível fazer em sala de aula”. Outra aluna que também gostou do jornalzinho foi a Maria Clara Rodrigues do Nascimento, 12 anos, oriunda do 5º ano. “Sinto a sensação de orgulho por estar nesse projeto tão importante para o Acelera. Vendo o jornalzinho, me sinto especial por ter chegado até aqui”.