Laboratórios de Informática também serão prioridade nos projetos de construção, reconstrução, reforma e ampliação das escolas municipais

14 de jan de 2005 - dev

Depois de visitar mais quatro obras de construção e recuperação de prédios escolares juntamente com a Coordenação de Estruturação da Rede Física Escolar (CERE) da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), a Secretária da Educação e Cultura de Salvador, Olívia Santana observou a ausência de laboratórios de informática e destacou a necessidade de expandir o número desses laboratórios da Rede Municipal.
“ Não podemos cristalizar a idéia de que as novas tecnologias não são para as camadas mais pobres da população. A escola pública tem que ter sala de aula adequada, quadro, biblioteca, quadra para recreação e também laboratório de informática, senão esses alunos estarão sendo excluídos do concorrido mercado de trabalho. Nessa administração, os projetos de reforma e ampliação da SMEC terão que incluir esses laboratórios”.
Olívia Santana visitou as escolas municipais Vitória da Conquista (Itapuã), Anita Barbuda (Nordeste de Amaralina), Raimundo Brito (Amaralina) e Vale das Pedrinhas (Rio Vermelho), onde mais uma vez pode constatar o atraso no andamento das obras.
As obras de reconstrução da Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista iniciaram em 8 de setembro de 2004, com término previsto para 6 de janeiro de 2005, o que não ocorreu. Hoje estavam trabalhando na obra, de responsabilidade da ABR Construtora LTDA, apenas 3 operários. A escola teve o ano letivo encerrado com 356 alunos de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental , em um prédio que deverá ter o aluguel renegociado.
Na Municipal Anita Barbuda, as obras de reforma tiveram início em 17 de novembro e o término estava previsto para 17 de fevereiro, o que não irá ocorrer. A responsabilidade das obras é da Plaza Construções LTDA. Um prédio deverá ser alugado provisoriamente para atender cerca de 351 alunos da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental.
Já a Municipal Raimundo Brito teve as obras de reforma iniciadas em 14 de outubro de 2004, com término previsto para 12 de janeiro de 2005, o que também não ocorreu. A construtora responsável é a Plaza Construções LTDA. Os alunos desta escola foram transferidos para outras unidades escolares municipais localizadas próximas a sua região. A previsão do término é para mais 45 dias.
Na municipal Vale das Pedrinhas, situada no Rio Vermelho, as obras de reforma iniciaram em 30 de agosto de 2004 e já estão prontas para ser entregue à comunidade. Em 2004, a matrícula final registrou 325 alunos da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental.