Lançadas as enciclopédias digitais de Salvador

17 de nov de 2006 - dev

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Fundação Gregório de Mattos lançaram as Enciclopédias da cidade Salvador, um conjunto com cinco enciclopédias digitais sobre a realidade cultural dos bairros da Liberdade, Itapuã e Federação, e de duas regiões: Península de Itapagipe e Subúrbio Ferroviário. O trabalho foi realizado em parceria com a Via Magia. Ferramentas interativas e processuais, as enciclopédias objetivam levar a comunidade a valorizar sua produção cultural, além de assumirem significado de renovação curricular para as escolas. A idéia é articular conteúdo e técnica, através de uma abordagem transdisciplinar que envolve desde conhecimentos formais à populares, fatos históricos e lendas, patrimônios materiais e imateriais, movimentos e diálogos.

As Enciclopédias da cidade Salvador estão sendo disponibilizadas em meio digital, visando impulsionar a inclusão digital nas escolas e, no formato de enciclopédias, por se tratarem de obra de síntese com capacidade de apresentar um balanço dos conhecimentos humanos. O material será distribuído para todas as escolas da rede municipal de ensino, grupos sócio-culturais e organizações de bairro.

“O objetivo é estreitar os laços entre o currículo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes, de modo a criar condições para o desenvolvimento baseado nos saberes e conhecimentos da cultura local. Este é o espelho da cultura da população de Salvador, um patrimônio imaterial”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.

O projeto foi realizado durante o ano passado, resultando na criação de cinco volumes das Enciclopédias da Cidade: Volume I – Criatividade e Inovação no Subúrbio Ferroviário; Volume II – Entre a Lagoa e o Mar: no Ritmo de Itapuã; Volume III – História e Arte: nos Territórios da Liberdade; Volume IV – Natureza e Cultura: Trilhas no Tempo da Federação; Volume V – Memória em Movimento, na Terra e no Mar de Itapagipe.