Lançamento coletivo de livros movimenta EM Cleriston Andrade

19 de out de 2023 - Jornalismo

Uma tarde de lançamento de livros das turmas do 7º ano, movimentou a Escola Municipal Cleriston Andrade, na última quarta-feira (18). O projeto Plantar e Regar Sonhos estimulou as crianças a escreverem livros abordando temáticas do cotidiano. A dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita foi superada, transformando-os em jovens escritores cheios de criatividade, determinação e conscientes de que os problemas enfrentados pela sociedade atual é algo que eles não desejam que se perpetue.

A iniciativa da professora Rita de Cássia do Vale, de Língua Portuguesa resultou na criação de mais de 90 exemplares com temas diversos. Ao Perceber em alguns alunos um pouco de dificuldade de ler e escrever e organizar parágrafos, a educadora selecionou alguns livros na biblioteca e sugeriu a leitura e que depois eles compartilhassem o entendimento sobre a leitura.

“A segunda etapa do projeto foi para eles produzirem o livro, nós tínhamos trabalhado em sala de aula crônica, biografia e autobiografia em sala de aula e deixei a livre escolha. O resultado foi uma riqueza de criatividade, eles escreveram sobre vários assuntos, foi emocionante concluir esse trabalho. Discutimos em sala de aula sobre assuntos atuais, estimulo para que sejam pessoas conhecedoras de seus direitos e que para tê-los, devemos cumprir nossos deveres enquanto cidadãos”, explica Rita de Cássia.

Violência doméstica, falta de segurança, racismo, religião, desemprego… foram algumas temáticas exploradas pelos escritores mirins. “Abordei assuntos do cotidiano, a falta de segurança me incomoda, não temos tranquilidade para circularmos em nossa cidade com tranquilidade. O Governo precisa investir mais na Segurança Pública”, contou o pequeno Gabriel.

 

Fotos: Enaldo Pinto