Livro de Vanilza Jordão, técnica pedagógica da Smed, aborda “o que dizem e como são entendidas as crianças”

06 de dez de 2021 - Jornalismo

A técnica pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Vanilza Jordão Silva, que atua na Gerência de Currículo da Diretoria Pedagógica (Dipe), lançou em agosto o livro Educação Infantil: O que dizem e como são entendidas as crianças. Publicado pela Editora Appris, a obra é o resultado das pesquisas desenvolvidas por Vanilza durante o mestrado em Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Este livro retrata a minha trajetória acadêmica, em especial, pela educação infantil, o que constituiu em uma profunda investigação a partir do que dizem, quando dizem, por que dizem e como dizem, no que se entrelaçam, diferentes aspectos importantes sobre a dialogicidade e alteridade da criança”, relata a autora, que apresentou a publicação ao secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira.

Segundo ela, os textos construídos focam a interlocução entre a criança e o adulto, favorecendo diálogos e abordagens, e trazem uma reflexão sobre a educação na infância. “Trago, por exemplo, o funcionamento da linguagem nos diversos tipos de discurso face às experiências infantis da vida cotidiana”, diz. O público alvo da obra é bem amplo: pedagogos, psicólogos, famílias e qualquer pessoa que se interesse pelo tema.

De acordo com a autora, no âmbito acadêmico e profissional, o livro traz uma reflexão acerca de conceitos como alteridade, responsividade e ressonância dialógica com base no contexto da educação infantil. “Sob a ótica do público, em geral, faço um destaque por sedimentar subsídios que é caro pensar, também, sobre a educação da infância, sem perder de vista o processo de desenvolvimento e aprendizado que lhe são próprias, ou seja, respeitando-se fundamentalmente o tempo único de ser criança”, conclui a pesquisadora.