Luislinda Valois participa de bate-papo com alunos

14 de nov de 2012 - dev

No mês da Consciência Negra, a desembargadora Luislinda Valois, a primeira juíza e desembargadora negra do país, participou de um bate-papo sobre diversos assuntos com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Gersino Coelho, no bairro do Doron. A visita, realizada na manhã desta terça-feira (13), faz parte do projeto “Extra, extra! Aconteceu virou Manchete” e possibilitou que os estudantes conhecessem a trajetória da convidada e discutissem sobre o Mensalão, o papel do negro na sociedade atual, a importância dos estudos, dentre outros assuntos.

O trabalho, que tem como suporte o uso do jornal na sala de aula como recurso pedagógico que possibilita transformação social, foi realizado pelos alunos do 5º ano, sob coordenação da professora Lorena Bárbara. Durante o projeto, que teve início no começo do ano letivo, os estudantes tiveram oportunidade de entrevistar outros profissionais como senhor Ivo, agente de limpeza pública que atua na região da escola; o jornalista Felipe Costa, da Rede Bandeirante; a professora Dilma Leal, coordenadora de Gerenciamento Escolar (Cage) da Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o secretário João Carlos Bacelar.

Para o corpo docente da escola, a visita da desembargadora foi muito importante para os alunos. “Essa etapa do projeto aproximou os estudantes de uma personalidade que se destaca pelas suas grandes conquistas, lutas, fé e muita determinação. Luislinda Valois, que faz questão de se definir como a primeira juíza negra e desembargadora rastafári e de cabelos vermelhos do Brasil, com certeza marcará a trajetória dos estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer de perto, através desta experiência, a história desta grande mulher negra”, comemorou Eliane Souza, gestora da unidade.