Mais de 107 mil alunos já estão matriculados na rede municipal

14 de jan de 2012 - dev

Quase 108 mil alunos já foram matriculados pela Secretaria Municipal da Educação até o início da manhã desta segunda–feira (14). A Rede Municipal de Ensino está preparada para receber 180 mil alunos em 2013 e o período de matrícula vai até o dia 24 de janeiro. Nesta terça-feira (15) começam as matrículas para novos alunos com as inscrições para a Educação Infantil. As matrículas para o segmento, que tradicionalmente ostenta um dos maiores movimentos na rede, terminam na quarta–feira (16), e, assim como nos últimos anos, a previsão é de que o movimento seja bem tranqüilo e sem ocorrências de fila nas escolas.

As matrículas para os novos alunos do Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) serão realizas de 17 a 22 de janeiro. Já para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), as inscrições serão no dia 23 de janeiro, e para Educação de Jovens e Adultos, no dia 24. Para garantir um atendimento eficiente e ágil, todas as 426 unidades de ensino da rede são postos de matrícula e estão interligadas pelo Sistema de Matrícula Informatizada, o que possibilita que a inscrição seja feita em qualquer escola para qualquer escola.

Além disso, foram contratados 115 atendentes e 32 teleatendentes e ‘papa-filas’ que vão se unir às equipes das escolas, assegurando que, assim como nos outros anos, todo o processo de matrícula seja efetuado com tranquilidade e rapidez. Outra novidade para 2013 é que nove escolas estaduais estão sendo municipalizadas, sendo assim, o ano letivo na rede municipal será iniciado com 435 escolas.

PAINEL DE MONITORAMENTO – Um novo sistema para acompanhamento de matrícula está a disposição da Rede Municipal de Ensino. Este ano, além da permanência do programa Matricula Informatizada Social – MAIS, e do acompanhamento das vagas em tempo real por meio do Mapa Digital da Educação, a Secretaria Municipal da Educação, por meio do Núcleo de Gestão da Informação, lançou um aplicativo mobile para tablet, que permite o acompanhamento em tempo real do progresso das inscrições e o número de vagas disponíveis na Rede.

Com fácil visualização e navegação simples, o aplicativo, batizado de Painel de Monitoramento, foi desenvolvido para o sistema operacional Android e permite, por meio de gráficos e tabelas, um panorama segmentado por região, escola, ano de escolarização do aluno e turno de aulas. O objetivo do novo sistema é permitir que os gestores do órgão possam acessar os dados de qualquer lugar e a qualquer hora, facilitando o acompanhamento das informações de matrícula e as demandas específicas de cada escola.