Mais de mil pessoas recebem certificado de profissionalização empreendedora no Subúrbio de Salvador

02 de jun de 2023 - Jornalismo

Cerca de 400 alunos do curso de Qualificação Empreendedora para Microempreendedores Individuais (MEI), do Programa Empreenda Salvador, receberam os certificados de conclusão da atividade acadêmica, na quinta-feira (1°), no auditório Boca de Brasa do Subúrbio 360, em Coutos. O projeto foi realizado através de uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e beneficiou um total de 1.004 pessoas.

Durante essa manhã, foram certificados os alunos das turmas matriculadas nas escolas municipais Ricardo Pereira (Cajazeiras), Ivone Vieira Lima (São João do Cabrito) e da Escolab do Subúrbio 360. Na sexta-feira (2), outros 604 alunos das instituições municipais de ensino Novo Horizonte (Novo Horizonte), Dois de Julho (Trobogy) e Eraldo Tinoco Melo (Sussuarana) também vão ser certificados.

Dentre as alunas certificadas está a autônoma Zélia Lima, de 26 anos, moradora do bairro da Nova Constituinte, para quem a capacitação vai aperfeiçoar ainda mais sua prestação de serviço. “Após essa capacitação eu me sinto muito mais segura para lidar com o mercado de vendas. Foi uma oportunidade de aprendizado muito boa, que vai me auxiliar a expandir e aperfeiçoar meus negócios”, conta a profissional.

A jovem Caroline Queiroz, atualmente desempregada, considera a qualificação profissional como fundamental para sua inserção no mercado de trabalho. “Atualmente estou desempregada mas, enquanto o emprego não chega, eu abraço as oportunidades que tenho de me qualificar e me preparar para o mercado. Acho que aprender sobre assuntos diversos é um diferencial muito importante e que vai contribuir muito na hora da seleção para emprego”, explica a jovem.

De acordo com Mila Paes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, a adesão ao curso revela a crescente procura do soteropolitano pela profissionalização. “O curso teve uma grande adesão e engajamento, o que mostra que as pessoas estão buscando cada vez mais as formações empreendedoras na cidade. Estão sendo certificadas 75% das pessoas que se inscreveram no curso, um número que reforça ainda mais esse crescimento, o que é motivo para comemorar”, revela a gestora.

Cerca de 90% do público participante da capacitação é feminino. O projeto foi direcionado aos beneficiários do programa federal Bolsa Família, visando promover a formação e qualificação dos cidadãos, nos diversos setores da economia, com foco no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Durante o curso, que possui carga horária de 160 horas, os alunos aprenderam sobre temas como o custo e formação de preços de produtos e serviços,a relação com os clientes e uso de Redes Sociais, bem como a forma adequada de abrir um negócio e como negociar bem. A capacitação contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que disponibilizou salas da rede de ensino municipal, onde ocorreram as aulas.

Fotos: Bruno Concha/Secom
Reportagem: Letícia Silva/Secom