O prefeito Bruno Reis e o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, assinaram, nesta terça-feira (17), as ordens de serviço que autorizam a construção da Escola Municipal e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mané Dendê. Com investimentos totais da ordem de R$ 30 milhões, as duas unidades de ensino fazem parte do Novo Mané Dendê – projeto da Prefeitura de Salvador que prevê uma série de intervenções em ordenamento urbano, saneamento, qualidade ambiental, construção de mil unidades habitacionais, entre outras, que beneficiarão direta e indiretamente cerca de 45 mil pessoas, moradores dos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.
Durante o evento, foram inaugurados espaços de esporte e lazer, áreas de convivência e melhorias em vias públicas. “Estamos aqui para entregar novas praças, todo o trabalho de urbanização do Mané Dendê, recuperação de nascentes e fontes que permitirão o resgate deste grande rio. Iniciaremos ainda a construção de duas grandes escolas em Ilha Amarela, equipamentos que não deixam a desejar a nenhum outro empreendimento educacional em Salvador, seja público ou privado”, disse o prefeito, destacando a importância e magnitude do programa.
Localizada na Rua Arco do Triunfo, a Escola Municipal Mané Dendê terá mais de 3 mil m² de área construída, com acessibilidade. O projeto prevê 18 salas de aula, auditório, sala de professores, brinquedoteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de informática, quadra coberta, diretoria, secretaria, coordenação, recepção, apoio ao auditório, sala multiuso, sala de leitura, sanitários de alunos, sanitários P.C.D., sanitários/vestiários de funcionários, sanitários de professores, refeitório, cozinha, guarita, pátio coberto, entre outros espaços. O valor investido é de R$ 14,15 milhões e a capacidade prevista é de 630 alunos por turno. As salas são climatizadas, com renovação de ar.
Já o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mané Dendê terá 3,3 mil m² de área construída com acessibilidade e capacidade para 540 alunos por turno. Será localizado na Rua Rio Sena e terá 18 salas de aula climatizadas, sala de professores, brinquedoteca, solário, sala multiuso, sala de leitura, diretoria, secretaria, coordenação, recepção/ atendimento, almoxarifado, depósito de material didático, auditório, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de informática, sanitários de alunos, sanitários P.C.D., sanitários / vestiários funcionários, sanitários professores, refeitório, cozinha, depósito de merenda, triagem/recepção, lavanderia e subestação.