Merendeiras fazem treinamento no laboratório de gastronomia do Centro Universitário UniRuy|Wyden

26 de nov de 2019 - Publicidade

As manipuladoras de alimentos das escolas municipais estão passando por um treinamento no Centro Universitário UniRuy|Wyden. A equipe de merendeiras foi dividida em três grupos, o primeiro teve aula na última sexta-feira (22), quando assistiram aula sobre higienização de alimentos e do manipulador, contaminação cruzada e riscos biológicos de contaminação. Elas também tem aula prática no laboratório de gastronomia onde desenvolvem uma refeição com ingredientes utilizados na merenda escolar. As próximas datas já estão agendadas para os dias 6 e 13 de dezembro.

De acordo com a coordenadora de alimentação da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Emília Coelho, o Centro Universitário UniRuy|Wyden é uma das instituições que utiliza a coordenadoria da Secretaria como campo de estágio e por isso ocorre a contrapartida que é o uso das instalações para ministrar o curso. “Além dos treinamentos na própria escola, estamos realizando este na faculdade com aulas práticas e teóricas numa cozinha bem equipada fora do ambiente de trabalho, isso serve de motivação. Todo ano realizamos essa reciclagem porque sempre se tem algo a acrescentar. Aqui elas terão noção dos riscos biológicos, químicos e físicos de contaminação, uso de adornos como: brincos, anéis, pulseiras e colares que apresentam também riscos de contaminação”, explica Emília.

Raiane Matos, preceptora de estágio do UniRuy afirma o quanto é importante a produção de alimentos em ambientes limpos e higienizados. “Aqui elas terão noção das doenças transmitidas por alimentos (DTA), ensinamos a lavagem correta das mãos, orientamos sobre a importância de manter a higiene pessoal no ambiente de trabalho, troca de utensílios… Enfim, mostramos os cuidados que devem ser tomados na manipulação de alimentos, pois se não for feita a higienização correta tanto pessoal, quanto do ambiente, pode levar contaminação para os alimentos que, quando consumidos podem transmitir algum tipo de doença”, relatou.

A nutricionista, gastrônoma, mestre de alimentos, nutrição e saúde, Andrea Pinho Flores, comanda a parte prática e ensina as merendeiras a fazer uma refeição digna de chef, com ingredientes utilizados no dia a dia da escola. “Fazemos uma aula prática com produtos fornecidos pelo programa de merenda escolar. A ideia é tentar pensar em dar outras opções de receitas que não tem no cardápio delas. Foi sugerido o uso da farinha de milho e tapioca, que elas geralmente usam para refeições doces, para consumir no café da manhã ou no lanche e transformar numa refeição salgada e o resultado foi realmente surpreendente”, avalia Andrea.

A merendeira da Escola Municipal Barbosa Romeu, Conceição Santos afirmou que ficou surpresa com a elaboração do prato que mais parecia de um chef renomado. “Achei realmente maravilhoso esse treinamento, nós nunca podemos achar que sabemos de tudo. Sempre tem algo mais a acrescentar, fiquei surpresa como ingredientes tão simples ficaram tão lindos e saborosos. Estou ansiosa para colocar em prática tudo que aprendi aqui hoje, disse Elizete.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS

treinamento 6