Matrículas para Educação de Jovens e Adultos estão abertas

11 de jan de 2017 - Antonio Borges

Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Diferente dos outros segmentos da rede municipal, a matrícula do EJA é exclusivamente presencial. O aluno ou o responsável deve se dirigir até a unidade que pretende cursar para efetivar a inscrição. Podem fazer a matrícula, pessoas com mais 15 anos que não tenham concluído o ensino fundamental e pretendem voltar a estudar.

Cursos nos turnos matutino e vespertino também são oferecidos este ano para o público do EJA. “É uma oferta mais condizente com o perfil desse público, inclusive com proposta pedagógica diferenciada”, salienta a secretária da SMED, Paloma Modesto. Quase oito mil alunos já estão matriculados. Estão sendo disponibilizadas 22 mil vagas em 141 escolas.

O ingresso de qualquer aluno à rede municipal pode acontecer durante todo o ano letivo, inclusive por motivos de transferências entre unidades. Especificamente com o jovem, adulo ou idoso, são considerados os processos de mudança (migratórios) ou relacionados ao mundo do trabalho.

Uma das preocupações da pasta é em manter esse educando nas salas de aula. “Temos discutido com nossos gestores e professores caminhos para tornar o processo educativo mais próximo da realidade do estudante. Em 2017 a SMED pretende implantar a andragogia, que é a arte diferenciada de ensinar aos jovens e adultos”, pontua Paloma Modesto.

pms-0103-16-l-panfleto