Médico fala sobre “Acolhimento saudável” em palestra no Cmei Virgem de La Almudena

23 de ago de 2021 - Jornalismo

Como parte da programação da Semana de Acolhimento, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem de La Almudena, localizado no Candeal (GRE Centro), realizou, na sexta-feira (20), a palestra “Acolhimento Saudável” para todos os funcionários da unidade. A iniciativa teve como objetivo fortalecer e preparar os profissionais para esse ciclo que se inicia na segunda-feira (23). A apresentação foi feita pelo professor da Escola Bahiana de Medicina, Feizi Milani. “Estamos trabalhando intensivamente para que as crianças venham e que as famílias se sintam seguras em enviar seus filhos. Estamos atentos e preparados, com todos os protocolos de segurança de acordo com o plano de retomada da Smed”, afirmou a gestora Isa de Jesus.

De acordo com ela, desde quando a pandemia começou foram realizadas quinze atividades formativas direcionadas a professores e funcionários, tendo como palestrantes médicos, psicoterapeutas, advogados e professores. “A nossa escola sempre esteve atenta a isso, porque a gente sabe que esse é um momento muito difícil. Fizemos questão de envolver todos os funcionários na atividade de hoje. Na segunda, vamos receber as pessoas mais importantes da Educação, que são as crianças”, frisou.

Parceiro da unidade de ensino, o médico Feizi Milani realizou durante o período de pandemia algumas palestras com a temática da Saúde Emocional. “Fizemos um trabalho motivacional da equipe. Sabemos que existe uma mescla de sentimentos em todo o mundo sobre a pandemia. Então, o trabalho de hoje foi todo voltado para a questão da resiliência e qual o sentido que cada um confere a tudo isso que aconteceu durante o período pandêmico”, conta. “Ser capaz de encontrar um sentido a tudo o que aconteceu, é o que dá força para prosseguir”.

Durante a palestra, o professor propôs uma tarefa para ser atendida em pequenos grupos, que consistia em responder a seguinte pergunta: O que você aprendeu, descobriu, ou vivenciou de positivo, durante a pandemia? “Essa questão está relacionada a direcionar o nosso olhar para o que há de positivo, de aprendizado e de vivência. Por mais que tudo isso esteja sendo sofrido para todos, as pessoas que estiveram aqui presentes foram capazes de encontrar várias coisas positivas e bonitas durante esse momento”, diz.

Maria do Socorro Pereira, ASG da unidade, destacou o quanto foi proveitoso essa interação junto aos colegas de trabalho. “Meu papel aqui é zelar pelo ambiente. Estou muito feliz com esse retorno presencial, porque estava sentindo muita falta. Essa é a terceira palestra que participo. Aqui temos respeito, carinho e amor por todos. Eu sou uma sobrevivente de tudo isso, porque tive Covid. Estou feliz que estamos aqui reunidos prontos para retornarmos”, comemora.