Meio Ambiente é tema de live realizada pela Smed

14 de maio de 2021 - Publicidade

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) deu início a uma série de eventos virtuais em comemoração à Semana do Meio Ambiente que terá culminância dia 5 de junho. O primeiro, realizado no Canal da Smed no YouTube, na quinta-feira (13), teve como tema: Crise ambiental e zoonoses: Origem da pandemia Covid-19.

O encontro virtual contou com a participação do médico veterinário e subcoordenador de Apoio Diagnóstico de Zoonoses do CCZ/ da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Aroldo Carneiro.

Segundo ele, o surgimento de novas doenças infecciosas está associado ao desequilíbrio dos ecossistemas, e por esse motivo é muito importante a preservação do meio ambiente. “Das doenças infecciosas que acometem as pessoas, 60% delas têm origem zoonótica, aquelas transmitidas dos animais para os seres humanos”, explica.

De acordo com o veterinário, é importante manter a saúde dos animais para que os seres humanos também sejam saudáveis. “Cinco novas doenças surgem a cada ano, três delas são de origem animal. A abordagem da saúde única considera que a saúde humana, animal e ambiental é uma só’’, enfatiza.

Para Jaqueline Araújo, coordenadora de Inclusão e Transversalidade e mediadora da apresentação, o tema mobiliza a importância para meio ambiente. “A reflexão é sobre os impactos que a pandemia da Covid-19 traz e suas profundas consequências na vida urbana. Os hábitos e comportamentos do nosso cotidiano trazem a necessidade de repensar a cidade que queremos viver”.