MENSAGEM EM HOMENAGEM AO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

30 de nov de 2009 - dev

O professor Edvaldo Brito, eminente vice-prefeito da Cidade do Salvador, elaborou uma linda mensagem sobre o mês da Consciência Negra, novembro, com a lucidez e o brilho que lhe são peculiares.

Sensibilizado, achei por bem passar a mensagem a todos os colegas da Rede Municipal de Ensino de Salvador, para reflexão sobre a grandeza desse acontecimento pela comunidade negra e a sociedade, de maneira geral, destacando o papel de Zumbi dos Palmares, símbolo maior da luta contra a escravidão, presença viva nos movimentos atuais, voltados à disseminação e fortalecimento da consciência negra e a igualdade racial.

CARLOS RIBEIRO SOARES
Secretário

Novembro – Mês da Consciência Negra

Zumbi não é, simplesmente, um homem, não é uma lenda, nem mesmo é um fato histórico.

Zumbi é a consciência de liberdade transmitida como herança nobre a todos os homens brasileiros, notadamente, aos negros, por cuja dignidade, ele se imolou.

Considerados como coisa, como objeto, tanto que alugados e vendidos pelos seus senhores, que, assim, eram seus proprietários e não seres iguais, os negros são o melhor exemplo dessa carência de liberdade e de igualdade que são sentimentos vitais para o equilíbrio dos seres humanos. Essa carência é sócio-psicologicamente mortal.

Zumbi, assim, é símbolo dessa consciência de liberdade de pensamento e de conquista da consciência da igualdade de todos.

Zumbi é a inspiração de todos os livres e de luta a empreender, sempre que esse sbens da vida estiverem ameaçados.

O Governo Municipal, a partir da liderança do Prefeito João Henrique, associando-se às comemorações dessa simbologia de liberdade, igualdade e fraternidade, incumbiu-me de transmitir a todos o seu propósito de que sejam permanentes as ações do seu governo em prol desse objetivo.

EDVALDO BRITO
Vice-prefeito de Salvador