Merendeiras da Rede Municipal recebem capacitação em alimentação saudável

27 de jan de 2023 - Jornalismo

Dando continuidade ao Programa Educando para a Sustentabilidade, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) está realizando desde a terça-feira (24), no Subúrbio 360, em Coutos, a capacitação de merendeiras para o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Cooperação de Alimentação Sustentável, com a organização Humane Society International (HSI). Mais de 300 profissionais estão recebendo orientações sobre como introduzir e preparar essa forma de alimentação saudável no cardápio diário dos estudantes. A capacitação vai até o dia 2 de Fevereiro e ocorre sempre pela manhã e tarde, das 8 às 11h e das 13 às 16h, com 50 merendeiras capacitadas por turno.

“Uma alimentação saudável é um dos pontos principais para uma boa saúde em qualquer idade. E nós, profissionais da educação, melhor do que ninguém, sabemos que na escola a boa alimentação dos alunos deve ser valorizada”, afirma a coordenadora de Alimentação Escolar da Smed, Emília Coelho. “Priorizamos o consumo de alimentos de origem vegetal, in natura e minimamente processados, evitando alimentos processados e ultraprocessados, que são ricos em açúcar e gordura, objetivando a substituição de 20% do alimento de fonte animal, mas sem eliminar essa proteína e mantendo a qualidade nutritiva do cardápio oferecido”.

Segundo ela, o programa traz a oportunidade de as crianças conhecerem novos sabores e outros tipos de alimentos, com formas de preparos diferentes. “Estamos sempre ensinando hábitos saudáveis. E, através do bom preparo desse alimento e da proximidade das merendeiras com os alunos, estamos conseguindo ter um ótimo resultado”, diz.

Emília ainda pontuou que essa prática precisa vir de casa também, por isso serão realizados encontros nas escolas com os responsáveis pelos alunos, para que possam conhecer, aprender a fazer e experimentar a alimentação oferecida na escola e com isso conscientizar para a importância dessa alimentação saudável.

Aneli de Lima Santos, merendeira da Escola Municipal São Francisco Xavier, situada nas Granjas Rurais, estava entusiasmada com o treinamento. “São receitas maravilhosas que estamos aprendendo aqui para que as crianças tenham uma alimentação com mais verduras e frutas. Na escola onde eu trabalho, a feijoada de feijão-preto com abóbora, beterraba e cenoura já é um sucesso. As crianças adoram”, disse, destacando que gostou de uma nova receita, que aprendeu na capacitação: moqueca de feijão branco.

A supervisora líder da HSI, Carla Badaró Restra, fala da importância do treinamento das merendeiras. “Junto com a Smed, estamos implantando essa alternativa de uma alimentação mais saudável, com produtos mais nutritivos e naturais e evitando o consumo de frituras, gorduras e açúcares. Esse treinamento é muito importante tanto para o aprendizado de receitas, quanto para o trabalho de conscientização. São essas profissionais que preparam e oferecem esse alimento diferente para os alunos de uma forma mais próxima. Elas podem mostrar que é uma alimentação boa, gostosa, despertando neles o gosto por outros sabores, numa troca saudável”, explica.

Segundo a merendeira da Escola Municipal de Ilha de Maré, Dejanira de Souza, conhecida como Pioca e ganhadora de prêmios ligados à alimentação escolar, para introduzir a alimentação saudável é necessário trabalhar de forma lúdica essa aceitação. “Fiz a moqueca de feijão branco e eles estranharam a falta do peixe. Aí eu expliquei que a moqueca tinha todos os temperos menos o peixe, mas que o sabor era o mesmo e que era bem gostoso e saudável com os legumes que nos dão força e energia para brincar. Daí eles experimentaram e gostaram. Conversamos, explicamos, fazemos brincadeiras e está dando certo, pois acabam comendo tudinho.”

Fotos: Enaldo Pinto/Ascom/Smed