Merendeiras participam de oficina de gastronomia

28 de jul de 2023 - Jornalismo

 

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou de 17 a 27 de julho, a terceira oficina de gastronomia do programa Educando para a Sustentabilidade. O treinamento aconteceu na cozinha da Escolab 360, para as merendeiras da rede municipal. Esse projeto tem o objetivo de fomentar a alimentação escolar, com uma base maior de alimentos de origem vegetal, incentivando a consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar.

Desde 2022, o município de Salvador tem uma parceria com a organização Humane Society Internacional e com o programa Alimentação Consciente Brasil da Mercy For Animals, que desenvolve o programa Educando para a Sustentabilidade. Mais de 500 profissionais passaram por treinamentos para a execução das receitas nas unidades escolares. Essa terceira etapa teve como mediadora, Bárbara Carvalho, chef de cozinha e nutricionistas das organizações parceiras.

Emília Coelho, coordenadora de Alimentação Escolar da Smed, destaca a importância de fazer a introdução de preparações a base de alimentos de origem vegetal, para que os estudantes percebem que são refeições saborosas e nutritivas. “Com a inclusão da refeição a base de vegetais, tivemos um aumento no consumo de verduras e frutas, isso é muito bom, pois estamos estimulando as crianças a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis na sua vida cotidiana”.

No cardápio da Alimentação escolar foram incluídas preparações como a moqueca de feijão branco, estrogonofe de grão de bico, bolonhesa de lentilha, feijoada de legumes, hamburguer de feijão fradinho, Cooke de aveia com banana, cachorro-quente de cenoura e as bebidas vegetarianas a base de inhame.