Moacir Gadotti ministra Aula Inaugural na Rede Municipal de Ensino

14 de fev de 2005 - dev

O professor Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire, membro do conselho Internacional do FME – Fórum Mundial de Educação – e do comitê Brasil do WUS – World University Service é o convidado da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador para apresentar durante a aula magna do dia 18 de fevereiro, uma palestra, cujo tema “Educação na Cidade e a Cidade Educadora” aborda o papel da cidade na educação e a autonomia que a escola deve possuir perante o Estado na função de educar os indivíduos.

O professor afirma que autônomo não é o indivíduo isolado. Pelo contrário, autônomo é o sujeito ativo, sujeito da práxis. Uma sociedade autônoma é uma sociedade autocontrolável, autodirigida, onde suas instituições promovem e facilitam a autonomia individual.

Referência em todo país, Moacir Gadotti, possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade.
Amigo, parceiro e divulgador das idéias de Paulo Freire, Moacir Gadotti acredita que os maiores desafios para educação brasileira são a necessidade de implantação, de fato, em todo o território, de um currículo básico nacional; um piso salarial nacional para os trabalhadores em educação; uma definição clara do que cabe a cada esfera de governo; o efetivo envolvimento da comunidade.
A Faculdade de Educação da UFBA vai aproveitar a vinda do professor, para a gravação de um vídeo que trabalha com a formação de educadores. O material está sendo produzido aqui em Salvador e vai ser utilizado como material didático para os professores em geral. A professora Meire Arapiraca, vice – diretora da Faculdade de Educação da UFBA, assegura que a presença de Moacir Gadott no vídeo, ao lado de outras personalidades ligadas a educação como Cipriano Luchesi, Marisa Lajolo e Jaci Soares, vai apresentar para os professores a importância de uma escola cidadã.