Mobilização com crianças levará 10 mil bonecos ao campo Grande

08 de out de 2013 - dev

Dia 12 de outubro, os soteropolitanos estarão envolvidos em mais um evento que marca as mobilizações em prol do mês da criança. Este, em especial, organizado por crianças, famílias e educadores em parceria com a RedSOLARE Brasil, vai acontecer, às 9h, na Praça do Campo grande. A RedSOLARE é uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia – Itália, com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.

Entre os meses de agosto a outubro, a sociedade esteve convidada a escutar as crianças, em oficinas de produção de bonecos, símbolos que representarão os cidadãos soteropolitanos e todos aqueles que visitam Salvador. As oficinas acontecem nas escolas do Grupo Gestor da RedSOLARE na Bahia, sendo públicas e privadas: Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Almir Oliveira e Cid Passos, Escola Casa da Infância, Escola Colmeia e Escola Nossa Infância.

As oficinas também estão sendo produzidas nas escolas que acreditam na proposta e são parceiras da mobilização. Para a sociedade civil, a ESSE Consultoria, instituição que também faz parte do grupo gestor, organiza oficinas públicas em diversas partes da cidade, tendo destaque para a Livraria Cultura, Rio Vermelho e Ribeira. A última oficina pública acontecerá um dia antes do ato público, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores.

Esta mobilização tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para o abandono e a violência nas ruas da grande morada e refletir sobre o espaço da criança na cidade de Salvador. No sábado, a cidade será habitada e criará uma rica atmosfera de paz, traduzida pela presença da infância e com a força da liderança das famílias e instituições de educação.

Será formado um tapete com os bonecos feitos pelas crianças, famílias e educadores para comunicar que a cidade precisa ser cuidada por todos, precisa ter seus espaços públicos ocupados, em um clima que contagia, cultiva a esperança, acredita na mudança. O momento também será marcado por jogos e brincadeiras, além de apresentações culturais protagonizadas pelas crianças.