A população da Cidade Baixa comemorou na manhã desta terça-feira, 2 de agosto, o início da construção da praça de 6 mil m², na área do prédio da antiga empresa Barreto de Araujo, no Bairro do Bonfim. As obras foram iniciadas logo após a assinatura da ordem de serviço pelo Prefeito João Henrique e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Euvaldo Jorge, o superintendente municipal de Conservação e Obras Públicas da Capital (Sucop), Sósthenes Macedo e os secretários de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, e de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Marcelo Abreu.
Na solenidade de assinatura, o prefeito destacou a importância desses espaços, que são quase 650 em toda a capital, para a promoção da cidadania e falou das políticas de habitação, lembrando que no local, vivam 122 famílias em situação de vulnerabilidade social, que hoje residem em apartamentos confortáveis no condomínio Jardim das Margaridas. “Estamos cada vez mais abrindo novos espaços de convivência em Salvador para promover a integração e permitir que vizinhos se conheçam além de tornar a cidade mais bela e aprazível”, destacou João Henrique.
Moradores destacaram que esta obra era esperada há mais de 20 anos pela comunidade e que sua importância, além de social, é também histórica e turística. “A importância dessa obra para a comunidade de Itapagipe é histórica e fundamental para o desenvolvimento turístico, econômico e social da comunidade. O prefeito retirou um prédio onde vivam pessoas em condições subumanas e nos dá mais um equipamento que vai incrementar ainda mais o turismo”, observa o líder comunitário Moyses Cafezeiro.
Do mesmo modo, o líder do Movimento dos Sem Teto de Salvador, Idelmário Proença, aproveitou a ocasião para agradecer ao Prefeito pela iniciativa em promover a retirada das pessoas das áreas de risco e colocá-las em locais seguros. “Aqui vivam 122 famílias que vivam em situações degradantes e hoje vivem em condições dignas no conjunto Jardim das Margaridas. Por isso, hoje quero aproveitar para agradecer ao Prefeito João Henrique que agora está sabiamente aproveitando este espaço para a construção de uma área de esporte, cultura e lazer para a população”, destacou Proença.
Projeto – O projeto da nova área de convivência de capital baiana foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e meio Ambiente (Sedham) e será executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) e pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop). Serão investidos cerca de R$ 800 mil, oriundos dos cofres municipais, na construção da praça, prevista para ser entregue no próximo 12 de outubro.
O novo espaço social inclui equipamentos como banquinhos, mesas com tabuleiros de jogos, equipamentos de ginástica para adultos, brinquedos, parquinhos, bancos com e sem encostos, quiosque, rampas e pista tátil para deficientes visuais, dentre outros objetos para o lazer da população, produzidos em argamassa armada, metálicos e madeira de alta qualidade.
A área de lazer também será contemplada com pista de cooper, bicicross e de skate, quadra de futebol e anfiteatro. Além disso, o local se configurará com mais um ambiente digital da cidade com a disponibilização de serviços de internet wireless gratuito além da implantação de câmaras de vídeo monitoramento, que contribuirá com a Polícia Militar na promoção de segurança pública.