Mostra Pedagógica marca Dia da Consciência Negra na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos

21 de nov de 2019 - Jornalismo

Na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, localizada dentro do Ilê Axê Opô Afonjá, no bairro de São Gonçalo (GRE Cabula), os alunos apresentaram um verdadeiro show de talentos, durante a Mostra Pedagógica realizada nesta quarta-feira (20). O evento foi a culminância das atividades realizadas durante o ano letivo, abordando a África e suas peculiaridades.

A ação envolveu todos os alunos da instituição, o que inclui os grupos 4 e 5, com pesquisa e aprendizado sobre letras, comidas, formas geométricas através do artista Rubem Valentim, coordenação motora e atividades têxteis mostrando o trabalho de Alberto Pita, demonstração de obras doadas a escola por Carybé, bem como os do Ensino Fundamental I (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos), que fizeram apresentações de dança, sob a coordenação da professora de dança Rose Lima. As coreografias foram elaboradas e divididas de acordo com as seguintes temáticas: 1º ano – vozes, 2º ano – luz, 3º ano – respeito, 4º ano – resiliência e 5º ano – celebração.

De acordo com a gestão da unidade de ensino, a mostra foi pensada como uma forma de ressignificação e fortalecimento do projeto político pedagógico, Irê Ayó, idealizado pela professora Vanda Machado e implantado na Escola Eugênia Anna dos Santos, desde 1998. O projeto se tornou uma referência no ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira.