Movimento intenso no 1º dia de matrícula nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador

17 de jan de 2005 - dev

O primeiro dia de matrícula na Rede Pública de Ensino de Salvador, que está oferecendo 56.393 novas vagas , em suas 359 escolas distribuídas por 11 Coordenadorias Regionais foi bastante intenso, nesta segunda, 17 de janeiro. Para conferir a movimentação de perto fizeram uma grande ronda , a Secretária Municipal da Educação e Cultura , Olívia Santana, o assessor especial Normando Batista Santos, a Coordenadora das Ações Socieducativas (CAS) , Juçara Rosa Santos de Araújo e a Subcoordenadora da CAS, Maria Dalva Souza. Após conhecer a situação das vagas, Olívia garantiu que “nas escolas em que já não existem mais vagas, as diretoras estão recebendo a orientação da SMEC para cadastrarem o nome das crianças e dos pais, juntamente com a série desejada, para que posteriormente sejam remanejados para escolas próximas”.
Olívia destacou também, que “é compromisso da atual administração eliminar o desnível da qualidade de ensino entre as escolas, para não se criar ilhas de exceção como vem ocorrendo , o que muitas vezes provoca a preferência dos pais por determinada unidade escolar”.
Outra preocupação da Secretária da Educação e Cultura de Salvador, Olívia Santana é com a herança da antiga administração, já que uma quantidade grande de escolas municipais em construção, reconstrução, reforma e ampliação não serão entregues pelas empreiteiras dentro do prazo previsto, o que pode acarretar em retardamento do início das aulas para essas escolas e problema de matrícula. Em algumas dessas obras foi constatado a presença de apenas 3 funcionários. “Vamos tomar medidas enérgicas que podem ser desde multa contratual até rescisão de contrato”, garante Olívia Santana.
Hoje foi conferida a situação do processo de matrícula nas escolas municipais: de Beiru, Maximiniano da Encarnação, Milton Santos, Afonso Temporal, Antônio Carlos Magalhães, Helena Magalhães, Roberto Correia, Sociedade Fraternal. Cônsul Shindler Lélis Piedade, Orlando Imbassahy, São Marcos e Manoel de Abreu. A SMEC vai continuar conferido de perto a situação de matrícula em todas as escolas da Rede.
Relação das Escolas Municipais em obras: Cajazeiras XI, Vale das Pedrinhas, Anfrísia Santiago, Recanto dos Coqueiros, Metodista Susana Wesley, Anita Barbuda, Parque São Cristóvão, Vitória da Conquista, Santa Bárbara, Antônio Pithon Pinto, Amai Pró, Raimundo Brito, Nova Esperança e Helena Magalhães.