Os festejos juninos estiveram presentes nas unidades de ensino municipais durante a semana que antecedeu o início do recesso escolar. Muitas bandeirolas coloridas, comidas típicas, danças, fazem dessa importante tradição cultural um tema de comemoração e aprendizado. Assim foi na Escola Municipal Dorival Caymmi, situada em Itapuã, que realizou a festa junina na terça-feira (14) com apresentação de quadrilhas, casamento na roça, trio nordestino e a famosa coroação do Rei e Rainha do Milho, além de presentear os estudantes com sorteio de um balaio junino.
“Aqui na escola cada turma ficou com um tema do São João e em sala de aula se prepararam todo o mês de maio para uma apresentação de teatro, dança, leitura de cordéis e muito mais. Este ano cada turma escolheu seu Rei e Rainha do Milho, então resolvemos que não teria uma única dupla escolhida e todos receberam a faixa de majestade do milharal”, contou Marinalva Gonzaga Estrela, diretora da escola.
As apresentações da quadrilha mirim Germe da Era, de São Caetano, e de uma banda de forró trouxeram muita alegria, descontração e arrasta pé. Dona Ubaldina Gonzaga Estrela da Silva Gomes, 62, idealizadora da quadrilha, contou como surgiu a ideia de montar o grupo cultural, que há 42 anos vem mantendo esse projeto para ensinar e incentivar as crianças a disseminar a tradição junina, além de ajudar na educação e tirar as crianças das ruas. “Tínhamos um grupo de samba que saía pelas ruas do São Caetano tocando e animando as pessoas. Eu comecei a perceber que as crianças também vinham atrás do samba, daí resolvi montar uma quadrilha de São João para alegrar os pequenos e deu certo. Conseguimos tirar essas crianças das ruas, da violência e trazer uma alegria para elas, além de fazer com que essa tradição não morresse, ensinando a eles o gosto pelas danças e pelos festejos juninos”.
Fazendo parte também do grupo estavam o filho e os netos da D. Ubaldina que levam no peito a tradição que vem passando de gerações. “Como filho da dona da quadrilha, já fui dançarino e hoje em dia sou músico e coreógrafo e quero continuar levando e trazendo alegria para as crianças. Meus filhos adoram participar do grupo, o meu pequeno Aslon, de 5 anos, gosta de dançar, enquanto que a Geovana, de 7, gosta de animar a festa como marcadora. Eu me orgulho muito em ver eles seguindo essa tradição” disse Jonca Gonzales de Estrela Gomes, 33, agente de portaria e organizador da quadrilha junina.
Jaqueline Costa Batista da Cruz, 35, autônoma e mãe de aluno, disse que esse é um momento educativo e divertido. “É super importante não deixar a tradição nordestina morrer, pois com a internet fica mais difícil. A gente presencia isso nas ruas. Eu quando era mais jovem via muitas apresentações de quadrilhas juninas na TV, nas praças e na rua, hoje não tem mais essa exposição e nossos filhos precisam saber e aprender sobre essa nossa cultura ainda pequenos por meio desses eventos. A direção da escola está de parabéns.”
A pequena Emili Pinheiro Correia, 8, estava maravilhada com as novidades. “Eu nunca participei de quadrilha junina, é a minha primeira vez, eu achei muito legal, para a gente se divertir, brincar, e aprender mais sobre a nossa tradição. Eu gostei de me vestir de caipira e dançar, quero que tenha mais festas maravilhosas assim na minha escola”, afirmou.
Mais informações sobre o São João nas escolas:
http://Alunos da Escola Municipal João Lino entram no clima de São João