Municipal Aristides Novis utiliza a música para incentivar a leitura

06 de dez de 2011 - dev

A Escola Municipal Professor Aristides Novis, na Federação, realiza nesta quarta-feira (07), às 10h e 15h, a apresentação do Projeto História Cantada. As atividades vão envolver alunos do 1º ao 5º ano.

O intuito do projeto foi oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura através de cantadas, proporcionando o prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e construção do conhecimento.

Nas atividades as crianças tiveram contato com os instrumentos musicais, com os elementos sonoros a partir do que compreendiam da história apresentada, sempre acompanhados do professor de música Thales Guimarães, de outras professoras e coordenação pedagógica.

O uso de músicas, imagens, danças, folclore e literatura foram tratados como atividades lúdicas, de encantamento entre as crianças. Jogos e brincadeiras variadas puderam ser estimulados a partir do reconhecimento e identificação das histórias cantadas. Desenhos, dramatizações ou pequenos jograis e corais foram alternativa de trabalho objetivo a se desenvolver em aula com as crianças.