Municipal Carlo Novarese participa do programa Papo de Esporte

30 de set de 2009 - dev

A Escola Municipal Centro Educacional Carlo Novarese participou hoje (30) do programa Papo de Esporte, da Rede Bahia, que através do projeto Esporte Transforma, reúne atletas e artistas para falar da importância que a atividade esportiva tem na vida da criança e do adolescente.

Durante toda a manhã os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a jovem nadadora e campeã Norte-Nordeste, Carolina Oliveira, de 13 anos, que contou sobre seu envolvimento com o esporte, ressaltando a importância e oportunidades proporcionadas ao atleta.

“Sempre tive apoio da minha família. Além disso, o esporte pode contribuir muito para a nossa vida, é bom para conhecer outras pessoas e lugares”, contou Carolina, acrescentando que já viajou para o Amazonas, João Pessoa e está a caminho do Equador.

Após a apresentação de dança afro realizada por alunas da unidade, os demais educandos fizeram perguntas aos convidados: a professora de Educação Física, Jacimara da Paixão; o vocalista da banda Via Circular, Levi Lima, além da nadadora. O cantor ainda apresentou as músicas de trabalho no encerramento da atividade. Os estudantes ficaram eufóricos com a presença do cantor e foram bastante receptivos com a jovem nadadora.

Lucas Vieira, 14 anos, foi um dos que entrevistaram a jovem. Ele pratica vôlei e basquete na escola e viaja na próxima terça-feira (6) para o Acampamento da Paz, que acontece em Barcelona – Espanha. Durante 12 dias, Lucas vai ter a oportunidade de trocar experiências e discutir temas como violência e meio ambiente com mais 160 jovens de todo o mundo.

De acordo com o estudante, o esporte é essencial na vida do jovem. “Eu acredito que o esporte é um meio de reintegração social. O esporte transforma a vida das pessoas, transforma não só o nosso corpo, como também a mente”, afirmou.

O Acampamento da Paz é uma ação impulsionada pelo Fórum Universal das Culturas, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que acontece desde 2004.