Municipal do Pescador inicia projeto sobre importância da água

20 de mar de 2009 - dev

Para celebrar o Dia Mundial da Água (22/03), a Escola Municipal do Pescador (CRE Itapuã) deu início nesta sexta-feira (20) ao Projeto Água: Fonte da Vida. Das 9h às 12h, os alunos da unidade realizaram apresentações, ressaltando a importância da água e a necessidade de preservação.

As apresentações dos grupos 4 e 5 da Educação Infantil tiveram como tema “Brincando sem Desperdício” e “Águas de Itapuã”, respectivamente. A professora do grupo 4, Clélia Leite, informa que as crianças passaram por um processo de aprendizado e utilizam da dramatização para agradecer à Deus pela água. O grupo cantou a música Chuá, Chuá, de Aline Barros.

As crianças do grupo 5 valorizou as águas do bairro e cantou “Abaeté” de Dorival Caymmi. “A gente está sempre valorizando a dramaticidade para envolver os alunos”, informa a diretora da escola, Maria das Graças Santos. Segundo Santos, desde o início do ano letivo as crianças vêm se preparando para as apresentações.

Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental apresentaram os temas “Vida Aquática”, “Saneamento Básico”, “Poluição e Doenças”, “Água no Corpo Humano: da Concepção à Velhice”, e “Política das Águas”. Houve recital de poemas e explicações sobre o tratamento e o destino da água, rede de esgoto e os direitos do cidadão. Para a aluna do 4º ano, Manuela Sá dos Santos, “todos devem cuidar e guardar a água para o mundo não ficar sem. A água é muito importante”.

Segundo a professora do 2º ano, Juliene Souto, o importante é ensinar sobre a relevância e funções da água no organismo e na sociedade. “Além disso, com esse projeto que começamos as crianças já estão aprendendo a escrever. Já estão dando sinal de aprendizagem da leitura e da escrita”, comemora Souto.