Mais de 70 estudantes da Escola Municipal Maria Quitéria, sediada na Ladeira dos Galés, em Brotas, participaram na manhã desta segunda-feira (18) da exposição Mulheres Negras: Uma História Bem Contada.
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), através do Fundo Municipal para Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), leva para as escolas públicas imagens e histórias de mulheres cuja trajetória pessoal e profissional contribuiu, e contribui, para o contexto sócio-cultural.
Na ocasião, alunos do Grupo Cinco e estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental ouviram as histórias e lendas africanas contadas pela Vovó Cici, uma das personalidades que fazem parte da exposição.
Adriana Nascimento, chefe de gabinete da Secult, representou o secretário Carlos Soares e parabenizou os estudantes da unidade de ensino por estarem atentos durante todo o momento em que foram contadas as histórias.
Segundo ela, a exposição é de grande importância para os alunos e alunas conhecer mais sobre mulheres que contribuíram socialmente e politicamente na construção da história da humanidade.
A aluna Tacilane de Jesus, do 5º ano, realizou a leitura de um poema e ao final uma apresentação do grupo de capoeira animou os estudantes.
“Encontros como estes, com histórias com lição de moral, possibilitam uma reflexão e a construção da personalidade do estudante, contribuindo para a formação cidadã”, declarou a gestora da unidade escolar, Márcia Cristina Santos.