Municipal Nossa Senhora da Salete homenageia Dia da Consciência Negra

23 de nov de 2009 - dev

No último dia 18 (quarta-feira), envolvidos com a semana de homenagens ao dia da “Consciência Negra”, a Escola Municipal Nossa Senhora da Salete, situada nos Barris, realizou com as alunas de 1º ao 5º ano, um trabalho sobre herança africana.

Articulado pelos professores regentes como fechamento de projeto interdisciplinar, vários trabalhos em cima de temáticas relacionadas a afro descendência como “Negro e Cidadania”, “Cultura Africana”, “Culinária”, dentre outras, foram apresentadas na própria unidade escolar aos pais, alunos, gestores e comunidade local.

Além da apresentação dos trabalhos, os alunos também fizeram apresentações teatrais, musicais, poesias e muita dança, além da apresentação do mestre de capoeira “Cabeludo” e seus alunos do Grupo Porto da Barra.

“Com o empenho e apoio de professores, em especial os professores de dança e de teatro, conseguimos realizar um projeto maravilhoso. Sem contar na colaboração dos pais das alunas, que nos ajudaram a confeccionar as roupas das apresentações. O mais interessante foi de o alunado pode utilizar várias linguagens artísticas para refletir sobre a relevância do tema, tendo o negro como um sujeito ativo e valorizando a cultura”, conclui Telma Cortizo, coordenadora pedagógica da unidade.