Municipal Olga Figueiredo apresenta musical valorizando a cultura

25 de nov de 2009 - dev

Um retrato da cultura nordestina recheado com muita música, teatro e emoção. Foi assim a apresentação dos alunos do 3º ao 9º ano da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, na tarde desta quarta-feira (25). Pais, mães, professores e convidados apreciaram o musical “Poderia Ter Sido de Outra Maneira”, no Teatro dos Correios, na Pituba.

Criado pelos estudantes, em parceria com a professora de dança, Rita Leone, o espetáculo conta à história de uma caipira que sonha sair do interior e morar na cidade grande. A peça trabalha questões como a dificuldade de relacionamento com amigos e família, problemas vividos no cotidiano, além do incentivo à cultura nordestina através de representações de costumes locais e ditos populares.

“Isto é o produto final após quatro meses de longos ensaios”, ressaltou Rita, lembrando que muitos dos 70 meninos e meninas integrantes, nunca teriam pisado em um palco. Durante os ensaios, os jovens tiveram acesso a linguagens teatrais e composição de trilhas através da percussão, utilizando materiais recicláveis como canos e baldes.

O assessor da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Fernando Araújo, elogiou a desenvoltura dos atores mirins. “Desinibidos e com um dom de atuarem. Vemos um belíssimo trabalho e, por isso, ações como estas nas unidades municipais são importantes, valorizando a cultura e ensinando arte”, pontuou Araújo.

Os estudantes fazem parte do Grupo OlgaArt, desenvolvido na própria unidade escolar. “Fico feliz em me apresentar em um palco de verdade, pura emoção e sentimento de dever cumprido”, disse a aluna do 6ºano Milena da Silva, protagonista da peça. Já a aluna Vanessa França, do 6ºano, estava na platéia e afirmou que ainda não faz parte da oficina, mas, ficou tão empolgada com a apresentação, que garantiu que em 2010 vai ser a primeira a se inscrever.