Museu do coração abre as portas para estudantes da rede municipal

15 de set de 2009 - dev

A satisfação em saber que o seu coração já bateu quase 316 milhões vezes emocionou a aluna Yasmin Andrade, de apenas 10 anos. Ela e cerca de 200 estudantes municipais visitaram ontem (14) a II Exposição Itinerante do Museu do Coração, um dos atrativos disponibilizados pelo 64º Congresso de Cardiologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que acontece até o próximo dia 16, no Centro de Convenções. Ao todo, quase mil alunos da rede, do 4ª ao 6º ano de 16 escolas municipais, irão visitar, até amanhã, o Museu do Coração.

Com a visita, os educandos fizeram uma viagem em terceira dimensão pelas artérias do coração, e, de uma forma lúdica e didática, aprenderam sobre prevenção e qualidade de vida. De acordo com a museóloga responsável pela exposição, Auta Rojas, a ação é importante, educativa e orienta as crianças a se prevenirem das doenças do coração desde cedo. “Elas devem entender a importância de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios e uma boa alimentação”, explicou Rojas.

A coordenadora pedagógica da Municipal São João Batista, Dalva Rebouças, relatou que a visita ao museu, com apresentações de palestras e brincadeiras, foi muito importante para os estudantes que estavam ansiosos e animados. “Eles ficaram fascinados com tudo que aprenderam e já falam que quando crescerem se tornarão médicos para cuidar das pessoas que sofrem do coração”, contou.