Música nas escolas transforma vida dos estudantes

07 de jul de 2005 - dev

Maira Azevedo

No dia 08 de julho, o Grupo Embaixadores da Paz, do Projeto Tim Música nas Escolas, realizará uma apresentação às 16 horas, na Escola Municipal Lagoa do Abaeté. O grupo, formado por 30 alunos de sete escolas da rede municipal de ensino, vem cumprindo uma agenda intensa de eventos, realizando apresentações em centros sociais, hospitais, creches e nas próprias escolas municipais. A expectativa é que o projeto possa ser implantado em pelo menos mais dez escolas nos próximos quatro anos.

O Projeto TIM Música nas Escolas, desenvolvido desde 2003, tem como objetivo principal possibilitar aos jovens o acesso a diferentes modos de aprendizagem e atuação na sociedade, utilizando-se, para isso, da linguagem universal da música. Os estudantes passam por oficinas de musicalização e shows, além de aulas sobre direitos humanos.

O grupo Embaixadores da Paz é formado por 30 alunos, que passaram por uma seleção anterior com cerca de 1.700 estudantes da rede municipal. Os requisitos para participar do grupo são assiduidade, bom rendimento escolar e aptidão, além da aprovação dos pais. Depois de integrar os grupos, os alunos recebem aulas de teoria e prática musical duas vezes por semana, com professores contratados pelo projeto. Há três tipos de metodologias de ensino utilizadas: duas para crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental (Suzuki e Orff) e outra para os alunos das séries finais (Kodaly). No final do curso, os alunos estarão aptos para realizar apresentações públicas.

Atualmente sete escolas municipais são contempladas com o projeto: Centro Educacional Carlo Novarese, Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, Imeja Instituto Municipal de Educação Prof. José Arapiraca, Escola Municipal do Pau Miúdo, Escola Municipal Murilo Celestino Costa, Escola Municipal São Gonçalo do Retiro e Escola Municipal Teodoro Sampaio.