Na EJA da E.M. Sociedade Fraternal, o aniversário de Salvador inspira a reconstrução de saberes antigos

31 de mar de 2023 - Jornalismo

A palavra geradora não poderia ser outra: Salvador!

Na semana em que comemoramos os 474 anos da cidade do Salvador, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Sociedade Fraternal, em Pau da Lima, aproveita as potencialidades da temática para reconstruir saberes antigos.

A proposta é pensar Salvador como possibilidade pedagógica para além da geografia, da culinária e da dança. Salvador está sendo trabalhada em aspectos mais amplos, porque entendemos que estamos para além da culinária e da arte.

Com temas emergentes que mexem com a vida de sua gente, pulsa em cada sujeito que compõe a EJA da nossa escola novos modos de ver e sentir a cidade. De sentir a si próprio. De sentir a sinergia da gente dessa cidade!

O trabalho está sendo desenvolvido de modo que educados e educandas sejam tocados e tocadas com a história de vida de cada um, que refletem na composição da nossa cidade.

O povo dessa cidade somos nós! Trabalhar a partir do concreto e baseado em situações reais desperta no adulto o interesse para aprender.

Por ser uma modalidade da Educação Básica, a EJA requer um modo de fazer diferente, com propostas curriculares contextualizadas com a vida deles, ou seja, atividades com construção de sentidos. A partir de um planejamento conjunto realizado com a equipe escolar, foram elaboradas sequências didáticas para trabalhar com a nossa cidade, com a utilização de jogos e produções de textos.

Texto e fotos: Equipe gestora da Escola Municipal Sociedade Fraternal